Índice:
- Tenho uma despesa na fatura número 11822, o que eu faço?
- Entre em contato com sua empresa diretamente para solicitar um reembolso
- Vá para o escritório do consumidor mais próximo
- E se nenhuma das opções acima funcionar, bloqueie os recibos bancários de sua operadora
- Outros números de pagamento identificados por tuexperto.com
Há alguns meses, mais de uma centena de utilizadores comunicaram nas redes ter recebido uma cobrança de várias dezenas de euros nas suas contas devido a uma alegada chamada para os números 11822. Esses números costumam aparecer na Internet como números de informações inocentes. A verdade é que por trás existem números de tarifas especiais, com um custo por minuto que chega a 2 e 3 euros. Em chamadas de 10 ou 15 minutos pode chegar aos 20 ou 30 euros. Diante disso, a única solução é reclamar o dinheiro de nossa companhia telefônica. A forma como iremos explicar abaixo.
Tenho uma despesa na fatura número 11822, o que eu faço?
“Cobraram-nos 11 euros por ligarmos para este número da fatura, mas nunca fizemos a chamada”, “Nunca liguei para este número e aparece uma cobrança na minha conta telefónica”, “Cobraram-me duas chamadas para o 11822 mas nunca liguei para este número ”… Estes são alguns dos testemunhos que pudemos encontrar na Internet em torno do número 11822. A primeira coisa que teremos que fazer se não tivermos telefonado para o 11822 do nosso telemóvel é recolher todo o tipo de provas.
Capturas de tela do registro de chamadas, gravações de voz, SMS… Em suma, qualquer informação que nos ajude a mostrar que não realizamos a chamada.
Entre em contato com sua empresa diretamente para solicitar um reembolso
O próximo passo para reclamar o valor da fatura é feito através do contato com nossa empresa através do atendimento ao cliente. Deixamos você abaixo com vários números de assistência, dependendo da companhia telefônica:
- Yoigo: 622
- Jazztel: 1566
- Movistar: 1004
- Tuenti: do aplicativo
- Laranja: 1414
- Pepephone: 1706
- Vodafone: 123
O ideal é apresentar nosso case para a operadora que atende a ligação e solicitar o reembolso do valor devido. Alguns clientes confirmaram que as empresas cederam ao pedido, descontando o valor em faturas futuras. Caso o operador se recuse, teremos de passar ao nível seguinte: reclamar formalmente junto dos respectivos órgãos públicos.
Vá para o escritório do consumidor mais próximo
A solução mais aconselhável para levar o caso à atenção das autoridades é submeter a reclamação ao Departamento de Defesa do Consumidor. O ideal é fazer a reclamação formal com antecedência na própria empresa e depois ir ao escritório. Teremos que fazer isso com o máximo de testes gráficos possíveis. Capturas de tela, gravações de voz da ligação, e-mails assinados digitalmente… Quanto mais testes fizermos, maior será a probabilidade de recebermos uma compensação financeira.
E se nenhuma das opções acima funcionar, bloqueie os recibos bancários de sua operadora
Quando confrontado com problemas difíceis, soluções drásticas. Se nossa operadora se recusar totalmente a nos pagar o valor da fatura devida, podemos bloquear os recibos do banco para vetar quaisquer cobranças que a empresa fizer em nosso nome.
Muito provavelmente, a operadora nos incluirá em uma lista pública de inadimplentes, embora possamos sempre recorrer a um mediador para tentar encontrar uma solução. Em geral, o ombudsman do nosso município pode atuar como mediador se o solicitarmos na Câmara Municipal. Tudo de graça e altruísta. Recomendamos também a realização de uma portabilidade para outra linha para evitar o encerramento das linhas contratadas com a atual operadora.