Índice:
- Falha na chamada de 11827: como devolver dinheiro
- Em primeiro lugar, entre em contato com sua operadora de telefone
- Caso a operadora se recuse a fazer o reembolso, vá para Consumo
- Por fim, bloqueie os recibos da operadora
Nas últimas semanas, dezenas de usuários denunciaram publicamente que o número 11827 aparece como uma chamada de saída em suas faturas. Sendo um número pago, a crítica geral vem denunciar o elevado custo da chamada: 25, 30 ou mesmo 50 euros em alguns casos. O mais curioso é que nenhum dos afetados admite ter feito uma chamada para este número. Na verdade, o número em questão não aparece no registro de chamadas de seus telefones celulares. Neste ponto, a única opção que nos resta é reivindicar o valor da chamada, um processo que explicaremos a seguir.
Falha na chamada de 11827: como devolver dinheiro
"A última fatura Yoigo vem com uma cobrança de 25 euros para o número 11827", "Tenho um valor de 30 euros na minha fatura Orange para o número 11827 e nunca liguei para eles", "Tenho várias ligações para o número 11827 mas nunca fiz essas chamadas ”… Estes são alguns dos testemunhos que pudemos encontrar na Internet sobre o número 11827. Antes de fazer a reclamação pertinente com a nossa operadora, teremos que nos certificar de que não fizemos essas chamadas. Podemos verificar através do aplicativo Telefone ou Ligações do nosso celular ou através do histórico da linha fixa.
Se o número em questão não aparecer no histórico de chamadas, teremos que fazer uma captura de tela para fornecê-lo à nossa operadora posteriormente. Pode ser que algum número tenha redirecionado a chamada para um número pago sem o nosso consentimento, algo que não é legal e que pode ser relatado, de fato.
Em primeiro lugar, entre em contato com sua operadora de telefone
O primeiro passo que teremos de realizar para devolver o valor associado à chamada 11827 consiste em contactar o nosso operador através do serviço de apoio ao cliente para explicar o ocorrido. Deixamos você abaixo com uma lista de várias das operadoras mais populares de 2020:
- Yoigo: 622
- Vodafone: 123
- Movistar: 1004
- Tuenti: do aplicativo
- Laranja: 1414
- Jazztel: 1566
- Pepephone: 1706
Se a operadora em questão se recusar a devolver o valor da fatura, teremos que recorrer aos meios legais para reclamar o dinheiro.
Caso a operadora se recuse a fazer o reembolso, vá para Consumo
O Consumer Office é o ponto de entrada para denunciar abusos por parte de empresas e negócios. Esse escritório geralmente está localizado em um prédio público de nossa cidade, como a Prefeitura ou o SEPE.
Antes de fazer a reclamação, é recomendável coletar qualquer tipo de evidência que ateste que não fizemos essas ligações. Por exemplo, uma captura de tela do histórico de chamadas para o dia e a hora da chamada aparece como feita. Ou a captura de um e-mail enviado para nossa operadora de telefonia. Ou ainda uma gravação da ligação feita para o atendimento.
Por fim, bloqueie os recibos da operadora
Se a operadora finalmente se recusar a devolver o valor informado após ter reclamado através do Consumo, a última opção que temos é bloquear o recebimento da conta de telefone em nosso banco.
Antes de realizar este procedimento teremos que preparar uma portabilidade com outra operadora para evitar o esgotamento da linha. Na verdade, é muito provável que a operadora decida nos registrar em uma lista de inadimplentes. Nesse caso, podemos ir diretamente à Ouvidoria ou à nossa Câmara Municipal para que um mediador atenda o nosso caso de forma gratuita e desinteressada.