Índice:
- 11828 aparece na minha fatura, o que posso fazer?
- Entre em contato com sua operadora de telefonia
- Vá para o consumo e informe a ligação do 11828
- E bloquear os recebidos de sua operadora
Durante uma semana, dezenas de usuários denunciaram na Internet um novo ardil relacionado ao 11828. Aparentemente, o número em questão aparece na Internet como um serviço de reclamações de diferentes empresas (DHL, DIGI Móvil…). O problema é que este número corresponde a um número de tarifa especial: 2 ou 3 minutos de chamadas podem equivaler a 10, 20 ou mesmo 30 euros. Vamos lá, não é exatamente grátis. A única solução para receber o reembolso do valor é reivindicar o dinheiro da fatura. A forma como iremos explicar abaixo.
11828 aparece na minha fatura, o que posso fazer?
"Eu supostamente liguei para o atendimento ao cliente DIGI Mobile que apareceu no Google e eles cobraram 11 euros por uma ligação", "Pensei que era o atendimento ao cliente da DHL e me cobraram 20 euros"… alguns testemunhos que pudemos encontrar na Internet relativos ao 11828. Alguns chegam a afirmar não terem feito essas chamadas ou que em nenhum momento foram especificados o valor da chamada, o que é ilegal. Se for esse o nosso caso, a primeira coisa que teremos que fazer é coletar todos os tipos de informações possíveis sobre a chamada.
Capturas de tela do registro de chamadas, gravações de voz da chamada… Quaisquer dados que nos ajudem a nos defender legalmente perante a empresa responsável.
Entre em contato com sua operadora de telefonia
A próxima coisa que teremos que fazer é entrar em contato com nossa operadora diretamente para explicar o que aconteceu e bloquear as chamadas do 11828 e qualquer variante dele (11827, 11887, 11816…). Deixamos vocês abaixo com vários números de algumas das principais operadoras da Espanha:
- Yoigo: 622
- Jazztel: 1566
- Pepephone: 1706
- Vodafone: 123
- Movistar: 1004
- Tuenti: do aplicativo
- Laranja: 1414
Alguns usuários afirmaram que a operadora concordou em deduzir o valor em questão em cobranças futuras. Apesar de tudo, é muito provável que a operadora se recuse a nos reembolsar por esta chamada. Nesse caso, teremos que ir para o próximo nível: fazer uma reclamação formal.
Vá para o consumo e informe a ligação do 11828
Dada a provável recusa em reembolsar o dinheiro, a próxima coisa que faremos é ir diretamente ao escritório do consumidor mais próximo, não sem antes informar a operadora de nossas intenções.
Antes de processar a reclamação formal, recomenda-se apresentar todo o tipo de provas: gravações da chamada para o nosso operador, screenshots… Recomenda-se também fazer uma reclamação contra a empresa responsável pela chamada.
E bloquear os recebidos de sua operadora
Assim é. Antes de enviar a encomenda ao nosso banco, é aconselhável realizar uma portabilidade para outra empresa para evitar interrupções no serviço. Também é recomendável entrar em contato com o operador novamente para tentar mediar o problema. No final do dia, é mais provável que entremos em uma lista privada de inadimplentes.
Neste ponto, podemos recorrer ao ombudsman da nossa Câmara Municipal para tentar mediar a situação de forma gratuita e, acima de tudo, de forma desinteressada. Se tivermos advogado, podemos recorrer a ele, embora o custo do processo não nos pague, a menos que o montante devido seja considerável.