Índice:
- Como devolver o valor da fatura após uma ligação não solicitada de 11887
- Etapa 1: entre em contato com nossa operadora de telefonia
- Passo 2: Reclame no Gabinete do Consumidor da nossa cidade
- Etapa 3: bloquear o recebimento da fatura bancária
- Como bloquear chamadas de 11887 e outros números de telefone gratuito
- Lista de números de spam identificados por Tuexperto.com
Poucos usuários relataram ligações de 11887 em suas faturas nos últimos meses, apesar de não terem feito ligações para um número igual ou semelhante a este. Como vimos há alguns meses, os números pertencentes a este tipo de prefixos têm tarifas especiais que podem atingir vários euros por minuto (entre 3 e 4 euros), resultando em várias dezenas ou mesmo centenas de euros se a duração do a chamada excede 10 minutos. Operadoras como Movistar, Vodafone, Jazztel, Orange e Amena não comentam o assunto sobre este tipo de chamadas. Como podemos proceder? Nós vemos isso abaixo.
Como devolver o valor da fatura após uma ligação não solicitada de 11887
“Recebi uma factura de XX euros por causa de um telefonema de 11887 e não me lembro de ter ligado para nenhum número semelhante” é o testemunho de várias centenas de utilizadores em muitos fóruns especializados.
Antes de proceder à devolução do valor da fatura, teremos que nos certificar de que não efetuamos nenhuma ligação para o número de telefone acima mencionado. Para fazer isso, é melhor revisar o histórico de chamadas no aplicativo Telefone do início ao fim do mês.
Caso o número em questão não apareça em nenhum lugar, podemos realizar uma série de ações para receber o valor correspondente ao custo da chamada.
Etapa 1: entre em contato com nossa operadora de telefonia
O primeiro passo para reclamar o valor da chamada para o 11887 será contactar o serviço de apoio ao cliente da nossa operadora e explicar o ocorrido.
Perante a provável recusa da operadora que nos atende, teremos de sublinhar novamente o facto de não termos efectuado nenhuma chamada para o referido número ou através do nosso telefone.
Passo 2: Reclame no Gabinete do Consumidor da nossa cidade
Se, no caso, a operadora se recusar a devolver o valor da chamada, o próximo passo será entrar com uma reclamação na Organização do Consumidor, que normalmente se encontra no Escritório do Consumidor de nossa cidade.
Depois de processada a reclamação, é aconselhável voltar a contactar o nosso operador para tentar chegar a um consenso sobre o conflito.
Etapa 3: bloquear o recebimento da fatura bancária
A última etapa, caso a operadora decida não nos pagar o valor, será bloquear todos os recibos bancários que venham da companhia telefônica.
Nesse ponto, é mais provável que recebamos algum tipo de ligação informando que inserimos uma lista pública de inadimplentes. Nesse caso, o melhor é processar a portabilidade para outra empresa e aguardar o processamento da reclamação apresentada no Ministério do Consumidor. Podemos recorrer ao mediador de nossa Câmara Municipal para chegar a um consenso com a empresa, se desejarmos.
Como bloquear chamadas de 11887 e outros números de telefone gratuito
Geralmente, as chamadas para este tipo de número são bloqueadas por padrão por nossa operadora de telefonia. Infelizmente, esses tipos de bloqueios afetam apenas os números de taxa premium começando com 80X e 90X. O bom é que a maioria das empresas oferece a possibilidade de bloquear chamadas de saída do celular para outros números, embora geralmente afetem grupos inteiros de chamadas (chamadas nacionais de saída, chamadas internacionais de saída, etc.).
Para tal, teremos que contactar o nosso operador e solicitar o bloqueio das chamadas efectuadas para que possa administrar a palavra-passe (geralmente é 0000). Com a senha em mãos, inseriremos os seguintes códigos no aplicativo do Telefone:
- Restringir chamadas nacionais de saída: * 33 * SENHA # (ativar) e # 33 * SENHA # (desativar)
- Restringir chamadas internacionais: * 331 * SENHA # (ativar) e # 331 * SENHA # (desativar)
- Restringir chamadas recebidas: * 35 * PASSWORD # (ativar) e # 35 * PASSWORD # (desativar)
- Cancele todas as restrições na linha: # 330 * KEY #