A californiana Apple pode estar preparando uma resposta à versão do Kinect que a Microsoft prepara para celulares com Windows Phone. Ainda sem nome, os de Cupertino teriam patenteado uma interface tridimensional que permitiria administrar os conteúdos e funções do iPhone, iPad e iPod Touch por meio de sistemas de proximidade, comandos gestuais e o já clássico acelerômetro -ou detector de posição-.
A interface que vislumbramos no site da Patently Apple mostra uma espécie de cubo que define um compartimento aberto por uma parede, que daria ao usuário visibilidade de seu conteúdo. Nesse espaço virtual, os elementos puderam ser colocados, representados por objetos que poderíamos manipular à distância.
Como a patente descreveria, o tamanho do painel do iPhone impede o uso dos dedos para gerenciar o conteúdo da forma como é concebido neste espaço multidimensional, portanto, o uso de um sensor que interpreta os movimentos seria considerado a solução mais adequada para trabalhar com este sistema.
No momento, é difícil prever quando veríamos esse meio de gerenciamento de recursos em ação nos dispositivos Apple, embora o que seja percebido com alguma clareza é que nem todos os terminais móveis da Apple serão compatíveis. Pode-se deduzir que o funcionamento dessa interface exigirá uma série de recursos que os aparelhos single-core da empresa - iPhone 3GS, iPhone 4, iPad - não teriam recursos suficientes para fazer esse sistema funcionar, dadas as especificações que presumivelmente exigiria.
Ainda há dúvidas se o iPhone 4S e o iPad 2 seriam capazes de fazer isso com seus processadores A5 dual-core. O que pudemos vislumbrar é a possibilidade de que os futuros aparelhos - iPhone 5 ou iPad 3 - venham a ser equipados com o equipamento gráfico adequado para fazer funcionar corretamente a interface que aprendemos com essas patentes. E é que, como se espalhou, os novos terminais da Apple viriam equipados com novas GPUs, bem como com processadores quad-core capazes de fornecer energia suficiente para um sistema como este.