Índice:
- Os ícones de notificação estão escondidos na barra de status
- O sensor de proximidade não funciona
- A barra de status não é personalizada ao aplicar um tema
- O despertador não aparece na tela quando ativado
- Consome muita bateria
- O botão AI não funciona
- A tela de bloqueio não liga quando as notificações chegam
- Atraso de teclado
- A lanterna é ligada com chamadas recebidas
- Nem todas as funções do MIUI 11 aparecem
Você já atualizou seu celular Xiaomi para o esperado MIUI 11? Foi uma longa espera para muitos usuários que estavam contando os dias para saber as novidades que a nova versão da camada de personalização Xiaomi traz.
Porém, junto com as novidades vieram alguns problemas que dificultam a interação com o aparelho. Alguns são simplesmente opções de configuração e outros são bugs que devem ser corrigidos com uma atualização futura.
Mas enquanto isso acontece, você pode dar uma olhada nas possíveis soluções para os problemas do MIUI 11 relatados até agora por usuários em diferentes fóruns.
Os ícones de notificação estão escondidos na barra de status
Alguns usuários relatam que os ícones do aplicativo são ocultados automaticamente na barra de status. Ou seja, se você receber uma mensagem no Telegram verá que o ícone aparece ao recebê-la, mas depois desaparece.
Este é um grande problema, pois se normalmente dermos uma olhada para ver se temos notificações pendentes, não encontraremos nenhuma notificação. Para isso existem duas possibilidades: é uma opção de configuração que temos que revisar, ou é a falha típica de notificações perdidas no Xiaomi com notch, herdada do MIUI 10
Vamos começar com a configuração. Se você deseja que os ícones de notificação permaneçam fixos na barra de status, você deve ativar esta opção. Para fazer isso, vá para Exibir> Notch e barra de status >> Barra de status >> exibe ícones de notificações recebidas.
Se mesmo configurando esta opção corretamente, as notificações continuam a desaparecer, então é um bug que esperamos seja resolvido em breve. Enquanto isso, tente instalar Notch Notch for MIUI que permite que você tenha notificações fixas na barra de status e adiciona um plus com algumas opções de personalização.
O sensor de proximidade não funciona
Alguns mencionam que após a atualização do MIUI 11, o sensor de proximidade não funciona mais corretamente. Em alguns casos, a tela não desliga durante as ligações e, em outros, o problema é ao ouvir os áudios do WhatsApp.
Vamos primeiro passar pela configuração para ter certeza de que tudo está em ordem. Vamos para Configurações >> Aplicativos >> Configurações do aplicativo do sistema >> Configurações de chamadas >> Configurações de chamadas recebidas e ativar o sensor de proximidade.
Para verificar se o sensor funciona corretamente, você pode realizar o teste discando o código * # * # 64663 # * # * do aplicativo Telefone. Ele o direcionará automaticamente para a seção oculta para teste de hardware, abra “Teste do sensor de proximidade” e você verá que marca 5.
Para testar seu funcionamento basta levar a palma da mão até o sensor e você verá que muda para 0. Você escolhe “Calibrar” e pronto. A desvantagem disso (em quem tem esse problema) é que toda vez que desligam o celular, o sensor é desativado e eles têm que fazer todo o processo novamente.
A barra de status não é personalizada ao aplicar um tema
Alguns usuários relataram que não conseguem fazer com que a barra de status assuma as características do tema que se aplicam a seus dispositivos móveis.
Ou seja, todas as seções do dispositivo mostram as características do tema escolhido, mas a barra de status permanece o padrão. Este é um problema muito específico que parecia afetar os proprietários de Pocophone F1. No entanto, outros modelos da Xiaomi parecem ter a mesma desvantagem.
Uma possível explicação para isso é que os temas escolhidos não são compatíveis com MIUI 11. Ou pelo menos algumas de suas opções. Teremos que esperar se uma atualização resolver isso ou se houver novos temas disponíveis que resolvam essa falta.
Uma possível solução é filtrar a pesquisa com "MIUI 11", pois os temas com essa tag devem funcionar sem problemas.
O despertador não aparece na tela quando ativado
Se o alarme que você configurou no seu celular tocar, mas você não vê-lo aparecer na tela, não é que você está dormindo. É devido a um ajuste na configuração que obriga a desbloquear o celular para desligá-lo ou adiá-lo.
Embora muitos usuários pensassem que era devido a alguma falha do MIUI 11, é apenas um conflito na configuração ter o modo "Não perturbe" ativado. Depois de desativá-lo, o relógio aparecerá na tela normalmente.
Consome muita bateria
Este parece ser o problema mais comum que a atualização MIUI 11 trouxe. Uma das causas desse consumo excessivo de bateria é que todas as opções parecem estar ativadas por padrão, então dê uma olhada nas configurações do seu celular para ajuste alguns detalhes.
Por exemplo, uma das opções de revisão é o Início automático, que permite que certos aplicativos sejam iniciados automaticamente com o seu dispositivo e permaneçam em segundo plano. Ter todos os aplicativos instalados configurados dessa forma pode afetar o desempenho da bateria.
Para alterar isso, vá para Configurações >> Aplicativos >> Gerenciar aplicativos >> Permissões >> Início automático.
Você verá uma lista de todos os aplicativos instalados para que aprove aqueles que deseja iniciar automaticamente. Você pode querer apenas ter mensagens, e-mail ou aplicativos semelhantes habilitados.
E se com essa mudança você não perceber que o desempenho da bateria melhora, tente rastrear a atividade do celular. Para fazer isso, vá para Configurações >> Bateria e desempenho >> Estatísticas de uso da bateria. Esta seção oferecerá dados sobre o consumo da bateria com porcentagens que determinam quais funções ou aplicativos usam mais recursos.
O botão AI não funciona
Este é um tópico recorrente nos fóruns de usuários do MI 9T. Após a atualização do MIUI 11, o botão para usar o Google Assistente não funciona ou as configurações são ativadas sem interação do usuário.
A primeira tentativa de resolver este problema é ir para a configuração e revisar as configurações para ver se temos a opção configurada corretamente. Para fazer isso, basta ir em Configurações e procurar Configurações adicionais >> Acesso rápido a botões e gestos >> botão IA.
Se as configurações estiverem corretas e você ainda tiver problemas, a única solução no momento é desabilitar as funções configuradas para o botão IA. Dessa forma, você evitará dores de cabeça ativando apenas as funções, enquanto espera por uma atualização para solucionar o problema.
A tela de bloqueio não liga quando as notificações chegam
Este parece ser apenas um problema de configuração. A atualização pode ter alterado as configurações do conteúdo a ser exibido na tela de bloqueio.
Para resolver isso, basta ir em Configurações << Aplicativos >> Permissões >> Outras permissões >> Mostrar na tela de bloqueio. Veremos uma lista dos aplicativos instalados no dispositivo, basta indicar quais terão permissão para mostrar o conteúdo quando a tela estiver bloqueada.
E outra opção que você deve verificar se configurou está em Configurações >> Tela de bloqueio >> Ativar tela de bloqueio para notificações.
Um truque muito curioso que funciona temporariamente (desde que não desligue o celular) é configurar o brilho automático, reiniciar o celular e ajustar o brilho manualmente.
Atraso de teclado
Muitos usuários esperavam que a chegada do MIUI 11 resolvesse o problema de atraso do teclado. Alguns notaram uma diferença e outros ainda percebem um atraso na resposta ao toque nas bordas da tela, dificultando a digitação rápida.
Este é um problema que muitos já relataram no Redmi Note 7. Enquanto a Xiaomi não lançar uma atualização que resolva esta falha, não há uma solução definitiva, mas há um pequeno truque que você pode aplicar.
Basta instalar o teclado Swiftkey e redimensionar o teclado para evitar as bordas. Para isso, basta ir até as configurações do teclado e selecionar a opção “Ajustar tamanho” para dar as dimensões que deseja.
A lanterna é ligada com chamadas recebidas
Se após atualizar o MIIU 11 você notou que toda vez que recebe ligações o flash liga, ou a lanterna conforme mencionado nos fóruns, não se preocupe, você pode resolver facilmente nas configurações.
Não é uma falha de atualização, é apenas uma opção na configuração das chamadas recebidas que para alguns usuários está habilitada por padrão. Para alterar isso, você deve ir para Configurações >> Sistema >> Aplicativos >> Configurações de chamada >> Chamadas de entrada.
Basta desabilitar a opção "Flash ao receber a ligação" e pronto.
Nem todas as funções do MIUI 11 aparecem
Este não é um problema com o dispositivo móvel, nem com MIUI 11. Embora a Xiaomi tenha promovido todos os recursos que o MIUI 11 traz, isso não significa que eles se apliquem a todos os dispositivos igualmente.
Por exemplo, os usuários do Redmi Note 7 não poderão contar com “Ambient on Display”, pois é uma função para dispositivos com telas AMOLED. Por outro lado, algumas opções, como o contador de passos, não estão habilitadas para todas as regiões, então dependerá de sua localização para tê-los disponíveis em seu dispositivo Xiaomi.
Portanto, se você não vir uma determinada função MIUI 11 em seu celular, não se preocupe, ela pode corresponder a uma dessas limitações. E em outros casos é possível que cheguem com o tempo, em atualizações futuras.
Como você verá, muitos dos problemas relatados estão relacionados à configuração. Aparentemente, com a atualização MIUI 11 algumas opções mudaram seções. E, claro, muitas das opções que personalizamos foram para uma configuração padrão. Isso fazia com que o celular apresentasse uma dinâmica "estranha" para seus proprietários.
Mas é só dar uma olhada nas configurações e se familiarizar com todas as suas opções. E o resto dos bugs não tem solução no momento, então teremos que esperar por atualizações futuras.