Índice:
O verão está chegando e as férias para os adultos e, principalmente, para as crianças. E como nem tudo pode ser notebooks Santillana Férias ou praia ou piscina, vale a pena fazer umas brincadeiras para matar aqueles momentos de espera nos aeroportos, nas esplanadas ou no sol. De futebol da Copa do Mundo a jogos baseados em séries e filmes de moda até encruzilhadas engraçadas com um selo de autor para mostrar nossa habilidade. Apresentamos aqui cinco dos jogos para iOS e Android que mais falarão neste verão.
Copa do Mundo FIFA 18
A EA Sports lançou sua edição usual da Copa do Mundo aproveitando o acordo de longa data com o órgão máximo do futebol mundial, mas desta vez como um DLC de sua versão anual do FIFA. A entrega para telemóveis, apesar de poder jogar uma fase final exactamente igual - mesmos grupos e equipas - que a que joga actualmente na Rússia, está mais focada no sucesso do Ultimate Team. Podemos jogar online com times da Copa do Mundo ou começar nossa própria Copa do Mundo, mas faremos isso com jogadores dessa nacionalidade ao acaso, aparecendo em um cartão e com novas vitórias ou compras de envelopes podemos melhorar em habilidade ou com outros selecionáveis de nível superior.
No que diz respeito ao futebol puramente, os comandos já introduzidos nas versões anteriores são apreciados em que para passar ou rematar são feitos pressionando na zona do campo para onde se pretende enviar a bola. Podemos escolher entre este modo ou o joystick virtual clássico nos cantos inferiores, mas parece-nos que este modo um pouco mais recente dá mais dinamismo às nossas ações. O ritmo das partidas é bastante real - mais do que na versão estrela do jogo para PS4 e XBox One - e também os contatos entre os jogadores e a física da bola.
Sentimos falta que a Electronic Arts não tenha deixado para trás sua obsessão pelo Ultimate Team ou por sua versão da Copa do Mundo e que por isso nos priva de poder imitar Hierro ou Deschamps compondo nossos próprios onze com os jogadores que vemos na Copa do Mundo hoje para tentar chegar o mais longe possível. Mas, apesar dessa abordagem (que na verdade é um foco esquecido na arrecadação de fundos na loja FUT), o que vem a ser online e os jogos contra a CPU são algumas das melhores experiências de futebol que podemos sentir. um telefone celular na mão. Portanto, se não queremos nos separar do belo jogo ou de estar na praia, a Copa do Mundo FIFA 18 é uma das melhores opções para isso.
Jurassic World Alive
A mais famosa saga de dinossauros volta ao cinema - desta vez dirigida pelo espanhol Juan Antonio Bayona e não por seu produtor Spielberg - e também a faz, em sua segunda edição, para Android e iOS com Jurassic World Alive, um tipo de jogo que Devido à sua dinâmica, muitos acharão inevitável compará-lo com o conhecido Pokémon Go. E é que o ponto de partida é exatamente o mesmo, um mapa do Google Maps, o ponto onde estamos e a orientação em que estamos. A partir daí veremos no mapa onde estão os dinossauros, que têm diferentes classificações, embora a princípio veremos quase que exclusivamente as consideradas comuns.
Depois de sabermos qual deles queremos caçar (que não é caçar como tal, mas lançar um dardo tranquilizante nele), testamos nosso objetivo na tela de toque tentando alcançá-lo com o dardo baseado no dedo e, se conseguirmos pegá-lo, teremos a oportunidade de melhorá-lo. e criar nosso próprio espécime. Lembre-se de que o número de dardos é limitado e que podemos obter mais apenas com caixas de suprimentos espalhadas pelo mapa. Sim, exatamente igual às pokeparadas. Ou também comprá-los com créditos do jogo ou com dinheiro real. E é que se você estiver disposto a gastar dinheiro, o jogo será muito mais fácil.
O melhor vem com as moedas de ouro que nos permitem ir à coleção de dinossauros, melhorá-los e lutar contra eles ou contra outros usuários online. Sem dúvida o ponto que mais puxará no jogo. Outro ponto forte é o cuidado com os gráficos e como é equilibrado o aprimoramento dos dinossauros. A penalidade é a tendência flagrante de nos dar poucos dardos, de modo que é quase obrigatório gastarmos para avançar, deixando pouco espaço para a habilidade e melhorias do jogador. Algo que não vai, no entanto, fazer deste Pokém… desculpe, Jurassic World Alive, um dos jogos do verão.
Westworld
O tão esperado jogo baseado na série de sucesso da HBO chegou no Android e iOS e o fez um dia antes da data programada e alguns dias após o final de sua segunda temporada na rede a cabo norte-americana. A primeira coisa que temos que esclarecer é que, como muitos dos jogos mais populares da atualidade, Westworld é gratuito, mas com pagamentos assim que começarmos a jogar, o que nos fará avançar muito mais rápido em seu desenvolvimento. E uma das coisas que mais nos impressionam pouco depois de começarmos a tocar é sua estética, no mais puro estilo cartoon.
Depois de um tutorial, na tela podemos ver o parque na parte superior e os apartamentos Delos na parte inferior, como se estivessem no subsolo. Nossa obrigação será ganhar códigos no jogo para fabricar hosts. O objetivo com tudo isso é que os anfitriões satisfaçam as demandas dos hóspedes. É aqui que entra a expertise dos anfitriões em satisfazer os hóspedes, o que levará a que quanto mais satisfeitos eles estiverem, maiores serão as recompensas recebidas. Quando começarmos a jogar, dificilmente veremos salas ativas ou áreas de parque, e será avançando de nível à medida que pudermos expandi-las. Na área de controle Delos teremos a oficina para consertar hosts ou a sala de diagnóstico.
O problema com essa mecânica é o quão exageradamente lento é esse processo, que progride mais rápido se usarmos joias, das quais não podemos gastar muitas porque iremos gastá-las todas imediatamente. Aí vem o negócio e é que com dinheiro de verdade podemos pegar milhares de joias para gastar e fazer o tempo passar mais rápido e com isso nossa evolução no jogo. Mais uma vez, repete-se o flagrante sistema de que, para avançar e tornar o jogo ágil, temos que gastar dinheiro real quase que obrigatório. Apesar disso, e principalmente para os fãs da série, o jogo reflete de forma bastante fiel a trama do magnífico trabalho da HBO, o que o tornará uma das apostas do verão em termos de games.
Helix Jump
Helix Jump foi uma das revelações nas paradas para Android e iOS. O segredo pode estar na pura simplicidade de sua dinâmica e propósito. E o palco consiste em discos rotativos fixados a uma espécie de tubo no centro da tela e com os quais teremos a missão de girar, seja para a esquerda ou para a direita, para lançar algo semelhante a uma bola de paintball. e aí tente forçá-los pelos orifícios dos discos até chegarem ao fundo, na extremidade daquele tubo, e terminar com sucesso aquele nível.
Conforme avançamos no jogo, encontraremos discos que incluem segmentos mortais em cada disco - nós os reconheceremos por sua cor vermelha - nos quais não seremos capazes de pular. Se o fizermos, o jogo terminará aí. Também descobriremos em breve que, se cairmos em três ou mais buracos durante um único salto, aumentaremos muito nossos pontos ou destruiremos o primeiro disco em que a bola cair, mesmo que isso aconteça em uma zona mortal. Esta última opção reduzirá o tempo e o risco de chegar ao fundo do tubo e terminar esse nível.
É verdade que uma dinâmica tão simples torna o jogo monótono depois de um tempo, mas ter um propósito específico - algo não muito comum neste tipo de jogo - dá uma certa emoção de poder terminá-lo. Conforme você avança no jogo, os níveis ficam lentamente mais difíceis e o esquema geral de cores muda um pouco, o que não o torna mais divertido com o tempo, mas dá uma trégua visual. A boa notícia é que é totalmente gratuito, sem compras no aplicativo e, embora com anúncios, não é o tipo de jogo que abusa da publicidade. Por tudo isso Helix Jump é uma aventura curta, mas divertida, é como um amor de verão.
Bolas de amor
Love Balls é mais um daqueles jogos originais com uma mecânica simples mas que mais do que a nossa habilidade com os dedos, vai colocar à prova a nossa imaginação e o domínio dos espaços. A tarefa é muito simples: duas bolinhas, uma azul e outra rosa, que devemos juntar por meio de um desenho na tela. A linha que traçamos acusará a gravidade, o que significa que se a desenharmos no ar, ela cai. Algo que também é útil porque podemos usá-los como um efeito de alavanca para empurrar uma bola em direção a outra. Em outras ocasiões teremos pivôs para poder agarrar a linha que lhes é desenhada e causar um efeito curvo que une as duas bolas ao cair sobre elas.
O que a princípio exigirá uma solução simples, se tornará cada vez mais difícil com a passagem de níveis e testará nossos conhecimentos de física e domínio dos espaços. O design e a interface do jogo são muito simples, o que o torna visualmente mais leve. Além disso, a música que o anima é um tom leve e muito amigável que não se torna monótono antes do amanhecer. Com Love Balls encontramos a prova de que por se tratar de um jogo com um conceito algo simples, isso não significa que sua dinâmica e evolução se tornem algo monótono e tedioso.
Também digno de nota é a pouca publicidade que surge - a cada cinco ou seis níveis - em um jogo totalmente gratuito, algo cada vez mais estranho nas lojas Android e iOS. Love Balls faz as delícias de muitos há alguns meses e temos a certeza que neste verão continuará a fazê-lo com aqueles que ainda desconheciam a sua existência.