Índice:
2018 acabou, um ano repleto de melhorias e surpresas no que diz respeito à fotografia móvel. Não são apenas as câmeras duplas que evoluem, com mais resolução e sistemas, melhorando assim a qualidade. Começamos a ver aparelhos com três ou até quatro câmeras que nos dão um vislumbre de um novo panorama neste setor. É evidente que a maioria dos fabricantes atuais, que disputam o trono para usar a coroa, trabalham arduamente para inovar nesse aspecto. E eles estão entendendo. Prova disso temos nestes os seguintes terminais, os 5 com a melhor câmera principal do ano que acaba de terminar.
Samsung Galaxy Note 9
O Samsung Galaxy Note 9 chegou ao mercado com uma câmera dual, que apresenta resultados magníficos, como pudemos verificar em nossos testes. Ambos têm resolução de 12 megapixels, mas funcionam de forma diferente para conseguir boa qualidade nas capturas. O primeiro sensor inclui abertura variável f / 1.5-2.4, estabilização de imagem e foco Dual Pixel. O que ganhamos com essa abertura variável? Basicamente, essa tecnologia brinca com a abertura dependendo de onde estamos, seja em uma cena com boa iluminação (f / 2.4) ou no escuro (f / 1.5). Desta forma, teremos sempre uma foto nítida e brilhante com resultados naturais.
O segundo sensor (telefoto) oferece uma abertura de f / 2.4. Claro, deve-se levar em conta que ele foi projetado para ser usado em condições de boa iluminação. No entanto, vai nos ajudar a fazer o popular efeito bokeh ou desfoque, com o qual podemos dar mais destaque a um elemento da imagem em comparação com o resto. Outra grande vantagem da câmera principal do Note 9 é que ela dá a possibilidade de gravar em câmera super lenta com velocidade de 30 fps ou 60 fps. Isso significa que movimentos até 15 vezes mais lentos do que a velocidade normal podem ser registrados. Da mesma forma, a câmera Note 9 consegue filmar esses conteúdos em qualidade HD, embora recomendamos que no momento você esteja em um lugar claro.
Huawei Mate 20 Pro
Outro dos grandes terminais deste 2018 tem sido o Huawei Mate 20 Pro, um aparelho que se destaca pela secção fotográfica graças à sua tripla câmara principal. Este modelo se orgulha de ter três sensores (40, 20 e 8 megapixels) com lentes de luxo. A composição é a seguinte:
- Sensor de 40 megapixels com lente grande angular ef / 1.8 abertura
- Sensor de 20 megapixels com lente ultra grande angular ef / 2.2 abertura
- Sensor de 8 megapixels com lente telefoto e abertura f / 2.4
Embora a tendência normal seja usar o sensor de 40 megapixels e a lente grande angular, a lente ultra grande angular de 20 megapixels nos permitirá retratar uma cena grande estando a uma curta distância dela. Com a teleobjetiva poderemos captar imagens distantes do sensor principal. Para fazer isso, e para obter mais definição, vamos aproveitar as vantagens de seu estabilizador óptico de imagem e Inteligência Artificial.
O Mate 20 Pro também se destaca por possuir um modo macro com o qual podemos captar todo tipo de detalhes. Detalhes que nunca havíamos obtido antes com uma câmera móvel, como poros da pele, textura de jeans ou estrutura de bigode de gato.
Sony Xperia XZ2 Premium
Embora a maioria dos fabricantes tenha incluído câmeras duplas em seus modelos de gama média ou alta, a Sony foi lançada este ano. Isso foi feito com o Sony Xperia XZ Premium, aparelho que aposta em um conjunto muito parecido com o de alguns modelos da Huawei. Por um lado, inclui um sensor RGB com 19 megapixels, pixels de 1,22 µm ef / 1.8 de abertura. Por outro lado, temos um sensor monocromático de 12 megapixels, com pixels de 1,55 µm ef / 1.6.
Os dois sensores processam as capturas em tempo real graças ao processador de imagem AUBE. Eles são capazes de obter imagens com um grande nível de detalhes e nitidez. Para se ter uma ideia, o Sony Xperia XZ2 Premium pode atingir um ISO de 51.200 em fotos ou no máximo 12.800 em vídeos, valores bastante elevados para um dispositivo móvel. A tudo isto devemos acrescentar que, segundo o fabricante, o faz sem ruído.
Além de curtir fotos com efeito bokeh, o vídeo é outra das características que mais se destacam na seção fotográfica deste equipamento. O Xperia XZ2 Premium é capaz de gravar vídeo com resolução 4K e HDR. Além disso, você pode gravar a 960 fps com resolução FHD.
Lenovo Z5 Pro
As imagens de amostra tiradas com o Lenovo Z5 Pro não deixam dúvidas de que este modelo consegue tirar fotos com muito boa qualidade. O dispositivo inclui um sensor principal duplo com resolução de 16 e 24 megapixels e abertura f / 1.8. Esta câmera dupla nos permitirá obter fotos com efeito de desfoque e zoom sem perder qualidade. A boa notícia é que a empresa agregou inteligência artificial para capturas noturnas em imagens e vídeos, que oferece mais luz no escuro.
Samsung Galaxy A9
Este artigo não poderia faltar ao Samsung Galaxy A9, o primeiro celular do mercado a incluir quatro sensores nas costas. Claro, nem todas as lentes têm as mesmas funções, o que a torna muito versátil na seção fotográfica. Por um lado, temos o conjunto habitual com um sensor duplo que todos já conhecemos. Ou o que é o mesmo, um sensor principal acompanhado por um sensor de profundidade capaz de realizar o popular efeito bokeh. No Galaxy A9 , um sensor de 24 megapixels com abertura f / 1.7 e um sensor de 5 megapixels com abertura f / 2.2 cuidam disso. Este último é aquele que atinge o foco dinâmico ou modo retrato.
Os outros dois sensores funcionam para que possamos fazer outro tipo de fotografia. Eles são independentes dos outros dois, o que significa que teremos que selecioná-los no aplicativo da câmera para poder usá-los. Neste caso, temos uma teleobjetiva com resolução de 10 megapixels ef / 2.4, o que nos permite ter um zoom ótico 2x. Além disso, um sensor ultra grande angular com 8 megapixels de resolução e abertura de f / 2.4 também foi incluído. Este último nos ajuda a tirar fotos com um ângulo de 120 graus.
