“ 41 megapixels é algo que parece incrível, mas não sobre o número de megapixels, mas como os usamos para obter as melhores imagens possíveis ”. Embora possa parecer óbvio, há uma história por trás da filosofia que a câmera Nokia 808 PureView segue e que engloba a frase de Damian Dinning, um dos principais gerentes de imagem da Nokia. E essa história foi capturada em um vídeo que a empresa finlandesa desenvolveu como um diário de gestação do recurso mais interessante do terminal que pudemos ver durante o último Mobile World Congress 2012.
A gravidez foi longa. Nada menos do que cinco anos de gestação que começou com uma conversa em um bar em Tóquio. Lá, Eero Salmelin e Juha Alakarhu, tiveram uma ideia: desenvolver uma câmera para celulares baseada em um sensor que dispensasse a mecânica de um zoom óptico, mas que alcançasse resultados efetivos nessa linha, com o objetivo de mostrar as imagens capturadas de uma definição profunda. Um guardanapo naquele estabelecimento japonês era o germe do que estava por vir.
Ao longo dos anos, o projeto foi alimentado por componentes que acabaram por definir uma equipa de cerca de 400 pessoas, entre especialistas em óptica, técnicos de imagem digital e especialistas em gravação de som "" tendo em conta o esforço da Nokia para a câmera Nokia 808 PureView eles não foram definidos apenas por atingir uma unidade de ótima qualidade de imagem, mas também de áudio para o modo de gravação de vídeo ””. Claro que, como em outros terminais da empresa Espoo, o Nokia 808 PureView usa uma lente Carl Zeiss, uma ótica de alta qualidade que no caso da empresaA marca finlandesa ganhou especial destaque com a presença no modelo que antecede esse aparelho em categoria e desempenho: o Nokia N8.
No momento, infelizmente, a Nokia não confirmou com precisão quando poderemos ter nas lojas este Nokia 808 PureView, que será colocado à venda com o sistema operacional da casa, o Nokia Belle "" que é a versão mais avançada do a plataforma para smartphones que começou com Symbian 3 ””.
Em além de capturar fotos de até de 41 megapixels "" para ser entre 38 e 34 megapixels, dependendo da proporção da imagem " " o Nokia 808 PureView pode filmar vídeos em FullHD de alta qualidade, ou seja, uma proporção de 1.920 x 1.080 pixels e uma taxa de 30 quadros por segundo. Um exemplo dos resultados na gravação de vídeo pode ser encontrado na peça que explica como foi concebida e desenvolvida a câmera Nokia 808 PureView, que foi filmada inteiramente com o mesmo telefone.
Por outro lado, o Nokia 808 PureView possui tela de quatro polegadas, além de HDMI, Bluetooth, microUSB, Wi-Fi "" compatível com o padrão de transmissão multimídia sem fio DLNA "", NFC e A-GPS e 3G.
www.youtube.com/watch?v=8g7wct1hTRo