Índice:
- Verifique se o sensor de proximidade está funcionando corretamente
- Teste de hardware, o aplicativo para detectar falhas no telefone
- Limpe o cache e os dados do WhatsApp
- Use o WhatsApp Business
- Use um amplificador de volume
- Se nenhuma das opções acima funcionar ...
- Solução alternativa: use fones de ouvido
"Os áudios do WhatsApp são ouvidos com um bipe", "Os áudios são ouvidos baixo", "As notas de voz do WhatsApp estão baixas e ruins", "Volume baixo nos áudios do WhatsApp"… Existem dezenas de padrões de pesquisa no Google em relação ao mesmo problema, o volume dos áudios do WhatsApp. Aparentemente, o som emitido pelo alto-falante frontal e principal é muito baixo, algo que pode estar relacionado ao próprio aplicativo ou ao hardware do telefone. Desta vez, revisaremos alguns dos métodos mais comuns para resolver esse problema.
Uma vez que iremos recorrer às nossas próprias soluções Android, os passos que veremos a seguir são compatíveis com a maioria das marcas. Xiaomi, OnePlus, BQ, Sony, Huawei, Honor, Samsung, Realme, Oppo…
Verifique se o sensor de proximidade está funcionando corretamente
É bem sabido por todos que o WhatsApp ativa o alto-falante frontal das chamadas quando colocamos o telefone no ouvido ao tocar um áudio. Para esta tarefa, o telefone usa o sensor de proximidade. Verificar seu funcionamento é tão simples quanto aproximar o aparelho enquanto reproduzimos um memo de voz: se a tela desligar, o sensor funciona corretamente. Para aumentar o volume do áudio, basta pressionar o botão de Volume correspondente.
Se a tela permanecer, provavelmente está danificada e não é possível alternar o som entre os alto-falantes, portanto, o alto-falante frontal está permanentemente desativado.
Teste de hardware, o aplicativo para detectar falhas no telefone
Para verificar o funcionamento dos componentes do telefone, a maioria dos terminais usa um menu oculto chamado Teste de Hardware que nos permite testar elementos como os alto-falantes, o sensor de impressão digital ou a tela de toque. Na Xiaomi, por exemplo, podemos acessar este menu pressionando quatro vezes na versão do Kernel em Informações do telefone ou Sobre o telefone em Configurações. Em seguida, o sistema abrirá um aplicativo semelhante ao da seguinte captura de tela:
Nos diferentes menus, clicaremos em Alto-falante para testar todos os alto-falantes do telefone. Se nenhum som for ouvido em qualquer um dos alto-falantes do telefone durante o processo de teste, provavelmente é uma falha de componente. Outra opção baseia-se em fazer uma chamada para qualquer contato da agenda para verificar o volume máximo do alto-falante para chamadas ou do alto-falante principal.
Limpe o cache e os dados do WhatsApp
Diante de um possível problema de aplicativo, a solução mais eficaz é excluir os dados e o cache do WhatsApp da seção Aplicativos em Configurações. Basta selecionar o aplicativo em questão nessa seção e clicar em Armazenamento.
Por fim clicaremos em Esvaziar cache e Esvaziar armazenamento para eliminar todos os dados da aplicação e os possíveis conflitos que ela esteja gerando com o sistema. Anteriormente, é recomendável fazer um backup para não perder o histórico da última conversa.
Use o WhatsApp Business
Em alguns celulares OnePlus, o cliente WhatsApp oficial gerou vários conflitos com o alto-falante e o microfone. Na falta de apoio da marca, a única solução que encontramos para este problema baseia-se no recurso ao WhatsApp Business, ferramenta desenvolvida pela mesma empresa para empresas e pequenos negócios.
Podemos baixar o aplicativo da própria loja do Google. Uma vez instalado, podemos ver que a interface é praticamente rastreada para a do WhatsApp, exceto que neste caso teremos uma série de ferramentas e funções avançadas.
Use um amplificador de volume
No Google Play, existem muitos aplicativos que atuam como um amplificador de volume. O que esses aplicativos fazem é forçar o volume máximo dos alto-falantes acima de seu próprio limite. Por isso, desde tuexperto.com recomendamos proceder com cautela, pois podem causar danos irreparáveis aos alto-falantes.
Dentre as opções disponíveis na loja do Google, a mais recomendada é o GOODEV Volume Booster. Podemos baixá-lo gratuitamente.
Uma vez instalado, vamos brincar com os níveis de Volume e Boost para ajustar o volume para um nível audível.
Se nenhuma das opções acima funcionar…
Para descartar quaisquer problemas de hardware, a última solução que podemos recorrer antes de enviar o telefone para manutenção é reinicializar completamente o sistema para eliminar qualquer tipo de conflito. O processo é tão simples quanto acessar as configurações do telefone, especificamente a seção Sistema.
Nesta seção, clicaremos em Redefinir ou Redefinir. Por fim, selecionaremos a opção Reset the phone ou Reset to factory settings para apagar todos os dados presentes na memória. Desta forma, o telefone iniciará como se fosse um novo telefone. Antes de prosseguir, recomendamos que você faça as cópias de segurança adequadas para evitar a perda de qualquer informação, uma vez que tanto os aplicativos quanto os arquivos e fotos capturados com a câmera serão excluídos permanentemente.
Solução alternativa: use fones de ouvido
Se não quisermos enviar o telefone a um serviço técnico, uma solução intermédia baseia-se na utilização dos próprios auscultadores do telefone ou de terceiros. Também podemos usar alto-falantes externos ou fones de ouvido Bluetooth para não depender de cabos.