Índice:
A Samsung continua a avançar no desenvolvimento de chips que melhoram substancialmente o desempenho, a otimização energética e a autonomia dos seus terminais móveis. Nestes termos, acaba de anunciar que seus engenheiros estão em processo de desenvolvimento de um novo chip de três nanômetros, construído a partir da tecnologia 'Get-all-around', que substitui o atual sistema de crimpagem FinFET. Com este novo chip construído em três nanômetros estaríamos presenciando uma verdadeira evolução, nos adaptando às novas tecnologias de inteligência artificial e direção autônoma.
Os chips de 3 nanômetros usarão metade da bateria do que os atuais
Se compararmos o chip construído em três nanômetros com aqueles que sabemos atualmente fabricados em sete nanômetros, isso reduziria o tamanho do chip em até 45%, 50% menos consumo de energia e um aumento na eficiência em 35%. A nova tecnologia 'Get-all-around' patenteada pela Samsung usa uma arquitetura de nanofolha vertical (uma nanoestrutura bidimensional com uma espessura em uma escala de 1 a 10 nanômetros), permitindo uma maior corrente elétrica por bateria em comparação com o processo FinFET atual.
No último mês de abril, a Samsung já compartilhou com seus clientes o primeiro kit de desenvolvimento deste novo chip, encurtando seu lançamento no mercado e melhorando a competitividade de seu design. Neste momento, os engenheiros da Samsung estão profundamente empenhados em melhorar o desempenho e a eficiência energética. Se não podemos colocar baterias que duram semanas, teremos que melhorar os processadores.
Além do novo chip construído em três nanômetros, a Samsung planeja iniciar a produção em massa de processadores para aparelhos, construídos em seis nanômetros, no segundo semestre deste ano. O processo FinFET, que consegue montar cinco nanômetros, está previsto para aparecer até o final do ano e sua produção em massa está prevista para o primeiro semestre do próximo ano. Além disso, a empresa também está se preparando para o desenvolvimento dos processadores de quatro nanômetros ainda este ano. Quando aparecerão os tão esperados chips construídos em três nanômetros? Ainda é muito cedo para dizer.