Na compra de um telemóvel, apenas em 7 por cento dos casos a marca do terminal é o factor determinante. Pelo contrário, o critério mais importante que os consumidores levam em consideração é o preço, 49 por cento das vezes. É o que resulta de um estudo recente da consultoria britânica WDSGlobal. Também destaca as dificuldades dos usuários em utilizar os serviços mais comuns, como configurar o terminal para se conectar à Internet ou trabalhar com e-mail.
O design dos terminais está se tornando mais homogêneo. Na verdade, assim que um modelo atraente triunfa no mercado, o resto dos fabricantes rapidamente lança versões muito semelhantes. É um negócio muito competitivo, em que é difícil diferenciar. Isto, aliado às políticas de subsídio de terminais praticadas pelas operadoras, está a ter um impacto negativo no valor que os consumidores atribuem ao design de um telefone.
De acordo com o relatório WDSGlobal, apenas 10 por cento dos consumidores escolhem um telefone móvel com base no design do dispositivo. Pelo contrário, as aplicações e funções do terminal são muito mais apreciadas pelos usuários. Isso significa que o aspecto do telefone móvel é relegado - afinal, quase todos parecem iguais - e o que o telefone permite fazer é particularmente relevante. Na verdade, 34% dos entrevistados mencionaram que a funcionalidade foi o fator determinante na hora de comprar um celular.
As dificuldades de utilização levam ao abandono do serviço (e-mail, ligação à Internet ”¦); em 8 por cento dos casos sem tentar encontrar uma solução. Além disso, 29 por cento dos entrevistados consideram os serviços de atendimento ao cliente ineficazes na resolução de problemas técnicos.
O consultor WDSGlobal conclui pela explicando que a chave para alcançar a lealdade à marca é controlar a toda a experiência do consumidor: a partir da etapa do desejo inicial, através da experiência no POS ea facilidade de configuração de uma vez móvel direto da caixa, até a acessibilidade de serviços móveis e serviço pós-venda. E essa é a tarefa tanto dos fabricantes de terminais quanto das operadoras móveis.
Via: WDSGlobal
Foto superior: Kapungo
Foto inferior: Enlutado
Outras notícias sobre… Estudos
