A americana Apple dissipou por completo todas as dúvidas que existiam em relação às possíveis aplicações de conectividade NFC que os novos iPhone 6 e iPhone 6 Plus incorporam. Nesta mesma semana, em comunicado feito oficialmente pela Apple, foi anunciado que os desenvolvedores de aplicativos não terão acesso à tecnologia NFC do novo iPhone, o que significa que essa conectividade sem fio servirá apenas para a aplicação de Apple Pay (focado em pagamentos por celular).
Esta declaração enviada para a revista de tecnologia Cult of Mac é uma má notícia para os usuários da Apple. A conectividade NFC tem muitos usos além dos pagamentos eletrônicos, e o fato de os desenvolvedores de aplicativos do sistema operacional iOS não poderem usá-la em seus aplicativos limita muito o uso dessa conectividade no novo iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Se dermos uma olhada nos fabricantes concorrentes da Apple, veremos que empresas como a Sony, por exemplo, incorporam conectividade NFC em seu Sony Xperia Z2, que permite que um celular se conecte a outro via Bluetooth. simplesmente aproximando os dois terminais por alguns segundos.
Mas o verdadeiro jarro de água fria foi recebido pelos usuários europeus. Acontece que a Apple Pay (o único aplicativo compatível com o NFC conectividade do iPhone 6 e o iPhone 6 Plus) só estarão disponíveis no Estados Unidos por um período de tempo a ser especificado, o que significa que os utilizadores europeus praticamente não será capaz de não tire proveito da conectividade NFC que os novos iPhones incorporam. No momento não se sabe se esta medida afetará permanentemente o futuro do NFC no novo iPhone 6 ou se, em vez disso, a Apple ele cederá à pressão do usuário com o tempo.
Quanto ao Apple Pay, é importante destacar que se trata de um aplicativo que permitirá a realização de pagamentos em lojas físicas através do iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Isto significa que, depois de associarmos os dados do nosso cartão de crédito / débito à aplicação Apple Pay, apenas teremos de aproximar o telemóvel dos terminais de pagamento das lojas para efectuar o pagamento da compra através do telemóvel. Para efetuar pagamentos, devemos primeiro registrar nossa impressão digital, e cada vez que formos pagar uma compra, teremos que colocar nosso dedo no leitor de Touch ID como se fosse desbloquear a tela.
Lembre-se que o iPhone 6 chegará à Espanha em 26 de setembro com um preço inicial de 700 euros para a versão mais simples (iPhone 6 com 16 GigaBytes de armazenamento interno) e 1.000 euros para a versão mais completa (iPhone 6 Plus com 128 GigaBytes de armazenamento interno).
