Hoje em dia, a maioria de nós procura telas grandes em smartphones. Os fabricantes sabem disso e raro é o terminal que chega ao mercado com uma tela menor que 5 polegadas (claro que há exceções). No entanto, apesar do fato de que os usuários procuram telas grandes, não queremos terminais gigantes que não possam ser manuseados bem. Assim, em qualquer apresentação de um novo terminal, a empresa de plantão destaca a relação corpo-tela de seu aparelho. Para obter uma tela maior controlando o tamanho geral do dispositivo, os fabricantes optam por usar uma moldura cada vez mais fina, que é inexistente em muitos casos. Já podíamos ver no Xiaomi Mi Mix, e parece que em breve também veremos isso em terminais Samsung. Um engenheiro-chefe da empresa S-LCD de propriedade da Samsung confirmou que os próximos smartphones coreanos terão uma proporção corpo-tela de mais de 90%, algo impensável hoje.
Embora o Samsung Galaxy S7 tenha sido lançado há alguns meses, os rumores sobre os novos aparelhos que a Samsung poderia estar preparando não param. Após o fracasso do Samsung Galaxy Note 7, a empresa coreana terá de se sair muito bem no próximo ano para que os consumidores continuem a confiar neles. Um dos nocautes que a empresa coreana pode surpreender é com a tela. De acordo com o engenheiro-chefe da S-LCD, empresa sul-coreana que fabrica painéis LCD de propriedade da Samsung e Sony, ele comentou em entrevista à mídia coreana queA Samsung vai lançar smartphones com uma relação corpo-tela de 90% no próximo ano. E acrescentou que nos próximos dois anos essa relação aumentaria para 99%, abrangendo a parte superior, as laterais e a parte inferior do terminal. Ou seja, o terminal móvel ficará praticamente todo em tela.
Segundo o engenheiro, isso será feito por meio de sofisticados painéis OLED flexíveis, que poderão ser colocados até 99% da altura do smartphone e, possivelmente, incorporarão o scanner de impressão digital em seu interior. Claro, o engenheiro não quis dar nenhuma informação se essa tecnologia já seria aplicada ao Samsung Galaxy S8 ou teremos que esperar.
Embora no momento seja muito cedo para falar sobre o próximo terminal da Samsung, os primeiros rumores já estão aparecendo sobre o que o Samsung Galaxy S8 poderia incorporar. A maioria das fontes afirma que a Samsung eliminará a versão normal do terminal, deixando apenas a versão com tela curva, atualmente chamada de Edge. Outros rumores afirmam que esta única versão integraria uma tela de 5,5 polegadas com resolução de 4K, permitindo assim a reprodução desse tipo de vídeo no smartphone. Quanto ao processador, a Samsung poderia implantar o novo Exynos 8895 e aumentar a memória RAM em até 6 GB, algo comum em lançamentos de empresas.
Outra das grandes incógnitas será ver o que a Samsung faz para melhorar a já excelente câmera que o Samsung Galaxy S7 incorpora. É lógico pensar que a empresa coreana vai apostar novamente em algum tipo de sensor duplo, com ênfase especial no aprimoramento da fotografia noturna. Por outro lado, e isso é algo óbvio, o aumento da resolução da tela deve trazer consigo um aumento considerável da bateria, caso contrário a autonomia do terminal poderia ser reduzida.
Como dissemos, todos esses dados são simples rumores e conjecturas, já que, se seguirem a linha dos últimos anos, o novo Samsung Galaxy S8 não será apresentado por cerca de 4 meses. Que surpresa a Samsung reserva para nós?
