O htc com Android reporta 5 vezes mais benefícios para a Microsoft do que o Windows Phone
O sucesso do Android atinge a Microsoft. Mas ele faz isso com gotas de constantes e som de dólares, que o Redmond empresa estaria transportando para cada móvel que é vendido com o sistema do Google. Pelo menos todos os telefones que tenham a assinatura do HTC taiwanês.
Num relatório do analista Walter Pritchard que ecoa em elmundo.es, sabe-se que a empresa governada por Steve Ballmer pode embolsar 150 milhões de dólares por ano (quase 105 milhões de euros, ao câmbio atual) contra aos 30 milhões de dólares (cerca de 20,5 milhões de euros) que seriam para os cofres a receita dos seus telemóveis com Windows Phone.
A base do truque é simples: o autor desta análise teria deduzido a quantidade de dinheiro que a Microsoft ganharia por cada HTC vendido com Android e por cada celular com Windows Phone, pelo qual naturalmente cobra uma franquia. Porém, quanto dinheiro é necessário para cada um? Mais importante, por que a Microsoft está vindo das vendas de celulares Android da HTC?
A história é a seguinte. HTC usa tecnologia patenteada pela Microsoft nos celulares que vende com o Android como sistema operacional. Por isso, no ano passado, chegaram a um acordo, segundo o qual cinco dólares (3,5 euros, na hora) de cada terminal vendido devem ir para o bolso rico da gigante de Redmond.
A partir daqui, se for estimado que a HTC venderia cerca de 30 milhões de aparelhos no segmento Android por ano (que é a quantidade de terminais que chegam aos distribuidores), é possível deduzir que a Microsoft ganha 150 milhões de dólares com o acordo firmado com os taiwaneses.
Por outro lado, os ganhos do Windows Phone são apurados a partir dos últimos dados conhecidos sobre a distribuição de telefones entre os varejistas, segundo os quais, foram distribuídos dois milhões de celulares (dos quais, no entanto, teriam sido vendeu 1,6 milhões). Neste caso, a franquia que o fabricante norte-americano entra para a licença é de quinze dólares (cerca de 10,5 euros, a trocar), o que nos leva aos 30 milhões de dólares repassados neste conceito.
Outras notícias sobre… Android, Google, HTC, Microsoft, Windows
