A cavalgada de rumores sobre o iPhone 5 e o iPad 3 parece não ter fim. Detalhes sobre seus designs, tipos de telas, formatos, tamanhos e funções têm captado o interesse da mídia especializada sem que a Apple confirme ou negue nada. A última das possibilidades que surge na primeira página das notícias misteriosas desses terminais é um velho conhecido na coleção de cabalas sobre as próximas edições do telefone e tablet da maçã: a conexão de dados LTE de quarta geração.
A informação vem do Japão, onde a publicação Nikkei confirmou com a operadora nacional NTT DoCoMo os planos de apoiar as próximas edições desses terminais Apple para operar nas redes 4G de alta velocidade da empresa japonesa.
É ainda mais: a publicação refere-se a um suposto encontro sustentado entre o CEO da Apple, Tim Cook, o chefe da operadora Japão, Takashi Yamada, em que os termos de um acordo negociado sob o qual, o A operadora de telefonia poderá comercializar o próximo iPhone e iPad, equipados com suporte para operar em redes LTE.
Em todo caso, e mesmo considerando a solvência dessa fonte, esse boato não é novo, pelo menos em sua essência. O lançamento que entrou em circulação em outubro passado, o iPhone 4S, já se supunha ter um perfil LTE, mas já sabemos que não está pronto para funcionar em redes 4G.
Já então, chegou-se a dizer que a arquitetura técnica do terminal não possibilitava a inclusão de antenas que permitissem o estabelecimento dessas conexões sem comprometer o pleno funcionamento do aparelho, por isso a presença deste sistema nos próximos iPhone convida pensar no alardeado redesenho do terminal que poderá ser apresentado em 2012.
No entanto, como você já deve saber, a penetração das redes LTE ainda não é tão dispersa quanto a das redes 3G. Em Espanha, sem passar qualquer mais, existem áreas de Madrid, Barcelona, Bilbao, Zaragoza, Valencia e Málaga, onde eles estão ensaio comuns sistema LTE conectar com os clientes da empresa de Vodafone e Movistar. Os resultados têm se mostrado bastante satisfatórios, embora os 100 Mbps que este sistema é capaz de satisfazer em teoria ainda não tenham sido registrados.
