No final de cada ano, os principais fabricantes de celulares começam a fazer suas próximas apostas. E o ano de 2013 está repleto de novidades da Samsung, Sony e até da Apple podem entrar no jogo. Os smartphones estão se tornando mais poderosos; basta dar uma olhada no que foi alcançado nos últimos anos: passar de telefones celulares com processador single core de 600 MHz ”” e ainda menos ”” para desfrutar de terminais com dois ou quatro processadores core com frequências trabalhos que fazem verdadeiros computadores em miniatura no seu bolso. Além disso, com a chegada das tarifas planas no setor de telefonia móvel, os usuários têm optado, nos últimos tempos, pelos smartphones, deixando de lado os celulares convencionais. Mas vamos revisar os lançamentos mais populares para o próximo ano:
Samsung Galaxy s4
Recentemente, soube-se que a Samsung está trabalhando em novos terminais "" tanto smartphones quanto um novo tablet "". No entanto, o que mais chama a atenção é o conhecido “Projeto J”. Nesse plano, seriam encontrados novos equipamentos da família Samsung Galaxy S. E todos os alarmes dispararam apontando diretamente para o Samsung Galaxy S4.
Esse modelo cresceria um pouco mais que seu antecessor: teria uma tela de cinco polegadas na diagonal com resolução que aumentaria para 1.920 x 1.080 pixels, também conhecido como Full HD. Mas aqui não tem tudo, e se os primeiros rumores forem verdadeiros, a Samsung colocaria à venda um terminal com câmera de 13 megapixels, deixando para trás os modelos atuais com oito megapixels.
Mas ainda há mais: seu processador continuaria a ser quad-core, embora sua frequência de trabalho aumentasse para 1,7 GHz "" um pouco mais alta do que o Samsung Galaxy Note 2 "" e, embora este aspecto seja menos provável, sua memória RAM poderia ser de três GigaBytes. Embora não seja algo irracional, já que hoje existem terminais com dois GigaBytes nesta seção.
Por fim, o que se sabe é que, muito possivelmente, o Samsung Galaxy S4 não será apresentado em Barcelona no mês de fevereiro e sua apresentação seria transferida para dois meses depois: durante um evento Samsung Unpacked em abril.
Sony Xperia Odin e Sony Xperia Yuga
Dois dos telefones que mais soaram nas últimas semanas são o Sony Xperia Yuga e o Sony Xperia Odin, dois smartphones chamados para serem as primeiras espadas da firma japonesa. Se os vazamentos não forem mal orientados, a Sony estaria disposta a apresentar duas equipes que chegariam a cinco polegadas, embora uma delas com chassis mais longo que o outro. Claro, as resoluções, como o modelo Samsung, chegariam a 1.080p ou Full HD.
Enquanto isso, eles também seriam os primeiros terminais japoneses a apresentar processadores quad-core. E mais especificamente com uma frequência de 1,5 GHz, como pode ser visto em diferentes testes de desempenho registrados na página do NenaMark 2 . Enquanto isso, o sistema operacional no qual essas duas equipes seriam baseadas continuaria sendo o Android. E, novamente nos testes, sugere-se que Jelly Bean seria a versão escolhida: Android 4.1.1.
Como é usual em aparelhos Sony, a parte fotográfica poderia ser uma das mais importantes do Sony Xperia Yuga e Sony Xperia Odin. E considera-se que os sensores que equipam estariam entre 13 e 16 Megapixels. Mas atenção, nenhum dos dados revelados foi confirmado pelo fabricante.
Iphone 5s
O novo modelo da Apple é o computador sobre o qual menos se fala. E é que o lançamento do modelo atual é bastante recente. Claro, espera-se que uma versão melhorada do atual iPhone 5 apareça no próximo ano, por volta do mês de junho. E, como poderia acontecer com o iPad mini com tela Retina, esse modelo aprimoraria alguns dos aspectos da atual primeira espada do Cupertino, como a implementação da tecnologia NFC.
O iPhone 5S ainda pode manter o tamanho da tela de quatro polegadas, o que fez com que os aplicativos existentes tivessem que se adaptar à resolução atual com novas atualizações. No entanto, talvez onde mais ênfase possa ser dada por aqueles de Cupertino é no material que tem sido usado no modelo preto: após um mês de uso, alguns modelos sem bainha foram completamente "descascados" "" descascados "", tendo a ser enviado à oficina de Cupertino para passar por chapas e tintas.
No entanto, a Apple deve apresentar novas melhorias em sua parte de software: uma aposta que seus rivais mais diretos bem assumiram e que ao longo dos anos melhoraram, tanto a experiência do usuário quanto a aparência de seus diferentes sistemas operacionais.
