A Apple é uma empresa muito ciumenta com a segurança de seus dispositivos móveis, e a dificuldade que tem até agora para desbloquear o iPad com a técnica conhecida como jailbreak mostra isso. Mas mesmo a Apple, como se fosse o mítico Aquiles, tem seu ponto fraco; seu calcanhar. E é tão simples com o leitor de arquivos PDF. Este formato, aparentemente tão inócuo e inofensivo, tem sido o responsável por uma empresa alemã de segurança informática tirar as cores da multinacional de Cupertino, como soubemos hoje no jornal El País.
A chave, de acordo com o BSI (entidade que relatou a falha de segurança), seria iOS 4.3.3, a versão mais recente do sistema operacional da Apple, que está instalado no iPad, iPad 2 e os dois últimos no iPhone, assim como o iPod Touch. O problema surgiria ao abrir um documento PDF liberaria conteúdo malicioso no sistema, o que poderia comprometer a privacidade dos dados armazenados no dispositivo.
O tipo de informação que pode comprometer o arquivo prejudicial que estaria contido em arquivos PDF refere-se a tudo o que está armazenado na memória do terminal. Em outras palavras, quem controlasse aquele arquivo malicioso poderia acessar imagens, vídeos, contatos, senhas ou histórico de navegação do iPhone, iPad ou iPod Touch. No momento, não se sabe se esta violação de dispositivos móveis também expõe a segurança de dispositivos com versões anteriores do sistema.
Outras notícias sobre… Apple, iOS, iPad, Malware
