O mercado de smartphones "", também conhecido pelo termo smartphones "", cresce a cada ano. Entre celulares e tablets, eles já respondem por 70% do mercado, de acordo com o último estudo do Gartner. Esses pequenos computadores de bolso estão aqui para ficar. E o usuário já sabe qual é qual, com nome e características próprias. Nesse sentido, não é de se estranhar que nas próximas festas de Natal o smartphone seja um dos presentes estrela, pelo menos entre os mais ricos que vão ter um detalhe com seus entes queridos. Ou mesmo um detalhe consigo mesmo.
No momento, um dos terminais estrela é o Samsung Galaxy S3. Este celular já vendeu mais de 30 milhões de unidades desde que foi colocado à venda no final de maio. Possui uma grande tela de 4,8 polegadas que reproduz conteúdo em alta definição. Sua câmera grava vídeo em FullHD e captura fotos excelentes de até oito megapixels. É realmente potente e possui um design excelente.
Se você comprá-lo gratuitamente, poderá atualizá-lo com o Android 4.1 Jelly Bean, o sistema operacional mais recente do Google para terminais fora da família Nexus. Ele vem com recursos inteligentes e pode reconhecer cartões de memória de até 64 GB. Está disponível em modelos com 16 e 32 GB de memória interna por preços que vão dos 460 euros, embora se se esforçar na procura consiga encontrá-lo ainda por menos.
Mas se a pessoa que você está pensando em dar o smartphone de presente se apaixona por celulares com tela de grande formato, a decisão deve orbitar em torno do Samsung Galaxy Note e do Samsung Galaxy Note 2. A família Galaxy Note é definida por ter telas com mais de cinco polegadas. A última edição, que vendeu mais de três milhões de unidades em apenas alguns meses, tem um painel de alta definição com 5,5 polegadas.
Hoje é o telefone com o processador mais potente do mercado. Em design e funcionalidades é muito semelhante ao Samsung Galaxy S3, embora neste caso seja incorporada uma smart pen para expandir as funções, tanto em termos de produtividade como no seu lado mais criativo. Ele saiu diretamente com o Android 4.1 Jelly Bean e pode ser obtido por preços a partir de 550 euros.
Ainda dentro do ecossistema Android, você pode se interessar em considerar a possibilidade de dar a joia do catálogo japonês da Sony e o celular de cabeceira de James Bond. Este é o Sony Xperia T. Esse celular combina design, funcionalidade e conforto em um telefone com tela de 4,5 polegadas e resolução, novamente, de alta definição.
É um pouco menos potente do que os dois terminais que descrevemos, mas instala uma câmera treze de alta megapixels, que é controlada por um dos softwares mais notáveis de todo o setor de smart phone. Possui um dos melhores e mais completos perfis de conexão do mercado e uma boa configuração. A memória que carrega é de 16 GB, expansível com cartões microSD de até 32 GB. É um celular especialmente recomendado para usuários que possuem diversos aparelhos Sony, já que se integra perfeitamente com televisores, consoles e tablets da empresa japonesa. O seu preço ronda os 500 euros.
E já que estamos falando de telefones celulares com tela de 4,5 polegadas, vamos aproveitar essa medida para dar o salto do Android para o Windows Phone. O sistema da Microsoft lança uma nova versão do Nokia Lumia 920, um celular que possui a melhor definição de painel para essa medida, com densidade de 332 pontos por polegada. Este telefone, que está prestes a chegar às lojas espanholas, funciona com Windows Phone 8, uma plataforma com a qual a Microsoft quer bater a Apple e o seu iOS.
Tanto é que vários estudos prospectivos antecipam que em 2015 será o segundo sistema operacional em market share mundial, apenas superado pelo Android. Mas vamos nos concentrar no Nokia Lumia 920. Este celular tem uma aparência muito cuidada, oferece grande resistência e integra a surpreendente tecnologia PureView em sua câmera de 8,7 megapixels, que possui um sistema de estabilização que vai melhorar muito os resultados na captura de foto e vídeo em relação ao outros telefones do mercado. Além disso, com a ajuda de um acessório oficial, pode ser carregado sem a necessidade de cabos, por meio de um sistema por indução. Por outro lado,você tem GPS grátis graças ao aplicativo Nokia Drive, bem como uma série de aplicativos e funções exclusivas da Nokia que nenhum outro Windows Phone possui. Claro, seu preço também está no auge de seus benefícios: cerca de 700 euros.
Antes do Nokia Lumia 920 ser apresentado, o Nokia Lumia 900 era o topo de linha da casa finlandesa. Um terminal a ser considerado se você deseja oferecer um Windows Phone poderoso a um preço mais suportável, mesmo que ele não carregue o mais recente dos mais recentes.
E este telefone não será atualizado para Windows Phone 8, embora vá atualizar para Windows Phone 7.8, uma versão que se adapta todas as funções da plataforma mais atual da Microsoft para smartphones , embora ignorando o suporte para algumas funcionalidades que, por outro Por outro lado, também não estão disponíveis neste terminal "" como reconhecimento de cartões de memória ou tecnologia de comunicação de proximidade "", pelo que na prática é como se tivesse o mais recente de Redmond. O Lumia 900 tem tela de 4,3 polegadas, câmera de oito megapixels e se parece muito com o top de linha que acontece com ele. Neste caso, este equipamento poderá ser obtido por um preço em torno de 500 euros.
E, claro, quando falamos dos smartphones mais destacados do mercado, não podemos deixar de lado o iPhone 5. É o mais moderno celular da Apple, e o primeiro a abandonar a tela padrão de 3,5 polegadas para apostar em quatro polegadas. Ele preserva a resolução Retina que foi lançada no iPhone 4 ”” definida por uma densidade de 326 pontos por polegada ”” e melhora a potência do processador. Ele mantém a mesma câmera que vimos no iPhone 4S, porém com uma nova lente de vidro safira "" que pode ser responsável por um flash roxo que se reflete em algumas imagens.
Se a pessoa a quem pretende dar o iPhone 5 já utilizou outros telefones anteriores da empresa, deve saber que os acessórios que possui anteriormente não funcionam com este modelo, visto que o último telemóvel da Apple possui uma nova porta de ligação física, chamada de Lightning, que requer um adaptador especial que, por outro lado, não é cem por cento compatível com todos os add-ons que foram lançados até agora para dispositivos da geração anterior. Possui GPS grátis com aplicativo próprio Maps, embora a operação que oferece seja errática "" a tal ponto que tem custado a posição de sua cabeçaApple. Sim, ele tem um excelente design e integra maravilhosamente com outros utilitários na casa, por isso, se aquela pessoa que você acha que dar -lo é um fã da empresa, que pode valer a pena gastar o extra de entre 670 e 870 euros que este telefone custa, dependendo da memória que você deseja que o iPhone 5 incorpore .
Obviamente, existem mais modelos no mercado que se destacam pelo desempenho, design, preço e solvência. No entanto, os smartphones que apresentamos são, na opinião de tuexperto.com, os mais interessantes do mercado neste momento.