A linha Asha leva o mercado um passo adiante. Os celulares com os quais a finlandesa Nokia torna possível levar um smartphone bem equipado por preços praticamente imbatíveis têm dois novos aparelhos nas prateleiras a partir desta semana. Pelo menos nos mercados emergentes, esperando que cheguem às lojas na Europa. Estes são o Nokia Asha 502 e o Nokia Asha 503. Esses dispositivos são o último lote da família de smartphones acessíveis da empresa, ambos dotados de um ótimo design que combina caixas coloridas com cobertura transparente, dando um diferencial atraente a ambos.
Os dois dispositivos também projeta idênticos, têm respectivas telas de três polegadas com uma resolução de 320 x 240 pixels, e compatibilidade com o padrão dual SIM, por meio do qual nós pode transportar duas linhas instaladas telefone simultânea em ambos os dispositivos. O Nokia Asha 503, no entanto, também está disponível em uma versão limitada a um único cartão SIM. O principal atrativo que eles têm como smartphones é a compatibilidade total com redes sociais e clientes de mensagens de diversos provedores, como Twitter, LINE, WhatsApp ou Facebook.
Para ter acesso a estes recursos, o Nokia Asha 502 e o Nokia Asha 503 recorrem a soluções diferentes. Ambos equipam a conectividade Wi-Fi, mas quando se trata de redes móveis, cada telefone opta por um padrão como limite de velocidade. O Nokia Asha 502 é um terminal GPRS, ou seja, 2G, portanto o acesso será mais lento; o Nokia Asha 503, por sua vez, tem uma opção 3G, portanto, a fluência na navegação e no tráfego de dados será notavelmente maior. Em relação às opções de multimídia, ambas reconhecem os formatos de vídeo e áudio mais comuns do mercado, além de instalarem câmeras de cinco megapixels comFlash LED, embora na filmagem de vídeo permaneçam no padrão QVGA anedótico com uma taxa de captura de quinze quadros por segundo.
Para transportar as informações armazenadas, o Nokia Asha 502 e o Nokia Asha 503 utilizam um cartão microSD, capaz de fornecer até 32 GB de capacidade para esses aparelhos, espaço mais do que suficiente para ter uma boa biblioteca musical e acumular fotos. e vídeos capturados com suas câmeras.
Como dizemos, por enquanto não foi revelado quando teremos esses dispositivos disponíveis para usuários europeus. Com a gama Nokia Asha, a empresa finlandesa procura reconquistar uma quota de mercado significativa recorrendo à atractiva família de dispositivos de entrada, que se caracterizam precisamente por ostentar preços muito abaixo do que normalmente se espera de um smartphone. Com estes Nokia Asha 502 e Nokia Asha 503, no entanto, terá tudo o que um utilizador que não se interessa particularmente por equipamentos excessivamente potentes assume custos que rondam, nos casos mais caros, cem euros em formato gratuito.