Índice:
Parece que este ano os avanços no campo da fotografia móvel virão de mãos dadas com o zoom. A Oppo apresentou recentemente sua nova tecnologia de lentes que permitirá, entre outras coisas, ampliar até ampliações sem qualquer perda de qualidade graças à interpolação de três câmeras independentes. Lembremos que até o momento, o Huawei Mate 20 e o Mate 20 Pro são os dois únicos aparelhos do mercado capazes de atingir um zoom de até 5 vezes. Desta vez, é a Samsung que pode implementar tal número de aumentos. E é que há poucos minutos foi anunciado pela Phone Arena que a empresa está prestes a adquirir uma das empresas mais importantes em termos de fotografia móvel.
A tecnologia de ponta da Samsung pode ter câmeras com ampliação de até 25x
Foi nesta manhã que a Phone Arena anunciou que a Samsung está em negociações com a Corephotonics, empresa especializada em lentes para câmeras que possui mais de 150 patentes registradas em relação a zoom de câmeras. A compra em questão seria avaliada em nada mais e nada menos que 160 milhões. Isso nos faz pensar que a chegada de câmeras com sistemas de zoom óptico seria iminente. Possivelmente para a geração de telefones 2020 ou 2021.
Mas além do número de patentes da empresa, a Corephotnics tem uma patente que graças à fusão de imagens e ao escalonamento multi-pixel, seria capaz de atingir a arrepiante cifra de 25 aumentos sem nenhuma perda de qualidade. Este valor é atualmente alcançável apenas por câmeras profissionais, o que pode significar um antes e um depois em termos de fotografia móvel quando se aproxima a qualidade destas. Outros aspectos como o modo retrato ou fotografias noturnas também seriam influenciados pela implementação deste sistema, ajudando a melhorar a qualidade do foco ao fazer o efeito bokeh ou tirar fotos a céu aberto (a Lua, as estrelas, o Luzes da cidade…).
No momento, nem a Samsung nem a Corephotnics comentaram sobre o possível acordo entre as duas empresas. Resta saber se as negociações finalmente se concretizarão. Se assim for, estaríamos perante uma das fusões mais importantes dos últimos anos devido às consequências que terá nas próximas gerações de telemóveis Samsung. O Samsung Galaxy S11 ou Note 11 podem ser dois dos candidatos para o lançamento desta nova tecnologia.