Durante 2011, uma das mensagens centrais da Nokia finlandesa foi que antes do final do ano, o mercado teria conhecido os celulares que representariam a mudança de rumo adotada com a norte-americana Microsoft e que finalmente identificamos como a família Lumia. Nesta ocasião, a retórica da firma Espoo se repetiria, e embora por enquanto não tenha havido nenhum pronunciamento oficial por parte da empresa, parece que o cântico de datas será novamente entoado para se referir à sua segunda geração de celulares Windows Telefone.
E é que como sabemos através do site WPSauce, a empresa evitaria por todos os meios colocar em circulação a sua nova família de dispositivos com Windows Phone 8 em 2013, estabelecendo-se como meta terminar o ano com pelo menos um dos modelos da tendas antes do meio-dia. Do referido website referem-se a fontes geridas pelo meio chinês WPDang, de onde afirmam ter confirmado as informações com fontes internas da empresa no país asiático, onde a Nokia tem localizado um dos seus pontos estratégicos na expansão da gama Nokia Lumia.
O que seria desconhecido é se o terminal ou terminais com os quais o testemunho comercial do novo lote de dispositivos Lumia seriam incluídos no topo de linha desta segunda geração ou se algum equipamento econômico seria incluído. Referimo-nos a esta informação gerida pelo site Know Your Mobile, onde asseguram que, seguindo a tradição iniciada com o Nokia Lumia 610, a próxima linha de terminais Windows Phone 8 da Nokia contará com um modelo especialmente focado nos utilizadores que não desejam gastos excessivos em seu terminal.
Dado que as demandas de um sistema operacional como o que viria no próximo outono são maiores do que as demonstradas pela geração atual, será interessante ver como a Nokia conciliou um perfil razoavelmente poderoso com um dispositivo de corte acessível em que preço está em causa.
Os pools indicam que será em 5 de setembro quando o finlandês apresentará seus novos terminais Windows Phone 8 em Helsinque como parte de seu evento anual Nokia World. Apesar de tudo, até o momento não há confirmação do fabricante europeu sobre o que pode ser visto no congresso da empresa. Já no ano passado, especificamente em 26 de outubro de 2011, a empresa levantou a cortina sobre a família Lumia com o Nokia Lumia 710 e o Nokia Lumia 800.
É importante lembrar que a atual geração de aparelhos Nokia equipados com o sistema Windows Phone não será capaz de obter a versão mais avançada da plataforma Microsoft. Em vez disso, a equipa de Redmond desenhou o Windows Phone 7.8, uma adaptação que permite usufruir de algumas das novas funcionalidades do Windows Phone 8, devidamente pensadas para os perfis técnicos dos dispositivos que actualmente povoam o mercado nesta categoria.
