Uma nova certificação acaba de revelar que a empresa japonesa Sony está trabalhando em uma nova atualização que iria para o Sony Xperia Z, Sony Xperia ZL e Sony Xperia ZR em todo o mundo. Esta nova atualização responderá com o nome de 10.5.1.A.0.283, e embora ainda seja muito cedo para prever quais novidades ela trará, tudo parece apontar para o fato de que é a atualização do Android 4.4.4 KitKat (ou seja, a versão mais recente de todo o sistema operacional Android), então o Sony Xperia Z, ZL eEm breve, o ZR receberia a versão mais recente desse sistema operacional em um novo arquivo.
Esta nova atualização começará a ser distribuída mundialmente a partir das próximas semanas, e seu desembarque acontecerá três meses após esses três telefones (Sony Xperia Z, ZL e ZR) receberem a atualização Android 4.4.2 KitKat. Os primeiros a receber a atualização serão os usuários que adquiriram qualquer um desses três terminais em sua versão gratuita, enquanto os usuários que o fizeram por meio de uma operadora de telefonia terão que esperar mais algum tempo.
Comparado ao Android 4.4.2, a versão Android 4.4.4 KitKat não representa nenhuma novidade visual na interface do sistema operacional, e simplesmente corresponde a um patch de segurança que o Google passou a distribuir para solucionar alguns bugs detectados na versão anterior.
Lembre-se que o Sony Xperia Z, o Sony Xperia ZL e o Sony Xperia ZR são três smartphones que foram oficialmente apresentados no início de 2013. Todos os três foram lançados com o sistema operacional Android instalado como padrão em sua versão do Android 4.1 Jelly Bean, portanto, estamos lidando com terminais que a Sony teve o cuidado de atualizar para garantir que seus proprietários possam desfrutar da versão mais recente do Android em todos os momentos. Entre as especificações técnicas destes terminais encontramos dados como um processador Qualcomm (modelo MDM9215M) de quatro núcleos rodando a 1,5 GHz de clock (no caso do Sony Xperia Z), uma câmera de 13 megapixels com autofoco e flash LED (no caso do Sony Xperia ZL) ou uma memória RAM de dois gigabytes (no caso do Sony Xperia ZR).
Por outro lado, esta nova atualização foi lançada alguns dias depois que a Sony anunciou que não atualizaria mais o Sony Xperia T, TX e V, deixando-os com a versão Android 4.3 Jelly Bean para o resto de sua vida útil. No momento ainda não sabemos se o Sony Xperia SP também passará a fazer parte da lista de aparelhos "abandonados" em termos de atualizações ou se, em vez disso, acabará recebendo a atualização do Android 4.4.2 KitKat. Para sabermos essas informações, devemos aguardar uma certificação que confirme ou negue a possibilidade de que o Sony Xperia SPser atualizado para a versão mais recente do Android.
