Lte 4g, o que significam as categorias lte e como elas afetam meu celular?
Índice:
- 4G, LTE e suas categorias
- Tecnologia LTE na Espanha hoje
- O que tudo isso significa para o meu celular?
Quando procuramos um celular, tendemos a olhar para seu poder. Qual processador ele usa, quantos gigabytes de RAM ele possui ou qual câmera inclui. No entanto, é bastante comum deixarmos a conectividade móvel em segundo plano. No entanto, se você olhar para ele, a sigla LTE aparece na maioria dos dispositivos modernos. Mas o que eles significam?
Hoje, pretendemos explicar o significado de LTE da maneira mais simples possível. Além disso, revisaremos as categorias deste termo e quais as repercussões que ele pode ter no uso diário de nosso dispositivo móvel.
4G, LTE e suas categorias
A sigla LTE se refere ao termo Long Term Evolution, que em espanhol significa Long Term Evolution. É basicamente uma tecnologia de transmissão de dados, que permite o upload e download de arquivos em alta velocidade. Em termos gerais, essa tecnologia é o próximo passo na evolução do 3G. No entanto, a velocidade do LTE puro é inferior a 4G, por padrões definidos.
Ainda assim, muitas empresas usam essa sigla em conjunto com 4G, em parte como uma estratégia de marketing. Em outras palavras, o 4G LTE que algumas empresas vendem seria equivalente a um '3.9G'. E é que o LTE é realmente mais usado do que o 4G puro. Isso se deve ao seu baixo custo de desenvolvimento em relação ao 4G, além da velocidade que oferece e da largura de banda adaptativa; que permite trabalhar em diferentes bandas isoladamente ou simultaneamente.
No entanto, a tecnologia LTE não está estagnada, ela ainda está em constante desenvolvimento. Por este motivo, e para evitar confusão, os diferentes tipos desta tecnologia estão divididos em categorias. Essas categorias marcam a velocidade máxima de upload e download permitida. Assim, existem atualmente cerca de 13 categorias úteis, além de várias em desenvolvimento.
Em qualquer caso, é inútil ter a categoria LTE mais poderosa se não pudermos tirar proveito dela. E é que a velocidade de upload e download de nosso telefone depende diretamente de dois fatores: a categoria LTE de nosso terminal e a velocidade máxima compatível de nossa operadora. Seja como for, por exemplo, se nas características técnicas do nosso celular descobrirmos que ele possui LTE Cat.7, isso significaria que, em um nível teórico, ele é capaz de atingir até 300 Mbps de download e 150 Mbps de upload quando estamos usando dados móveis. A categoria LTE não influencia a velocidade com que você pode se conectar ao WiFi.
Tecnologia LTE na Espanha hoje
Em nosso país, as grandes companhias telefônicas não costumam fornecer cobertura LTE a nenhuma cidade com menos de 70.000 habitantes aproximadamente. Isso significa que apenas cerca de 100 populações na Espanha possuem esse tipo de rede. Além disso, as grandes empresas em nosso país possuem uma rede de download de 400 Mbps, mas com alcance limitado a uma pequena lista de populações. Pode verificar a cobertura e velocidade máxima na sua área através dos seguintes links, tanto para Movistar, como para Vodafone e Orange.
Por outro lado, entre grandes empresas e operadoras virtuais há em muitos casos uma diferença notável nas velocidades. Especula-se que essa diferença se deva a uma limitação da rede por parte das grandes operadoras, a fim de evitar a concorrência. Por isso, operadoras virtuais como Lowi ou Pepephone têm um download máximo de 150 e 40 Mbps. Velocidade limitada em comparação com outras grandes empresas.
O que tudo isso significa para o meu celular?
Resumindo, podemos dizer que, se um telefone possui uma boa categoria LTE, é apenas uma questão de tempo para que o usuário possa aproveitá-la. Cada vez mais terminais possuem tecnologia LTE 4G categoria 9. Ou seja, com velocidades máximas de download de 450 Mbps e upload de 150 Mbps. Também é de se esperar que, com o tempo, a velocidade dos operadores melhore. Ou seja, aos poucos, essa tecnologia continuará se aprimorando e proporcionando a seus usuários melhores velocidades em seus terminais.
Portanto, verificar sempre a categoria do nosso dispositivo é importante, pois esta informação nos permitirá saber se podemos aproveitar toda a velocidade que nossa operadora nos oferece. Ou, se ao contrário, nosso terminal é capaz de navegar a uma velocidade maior do que a nossa.