Índice:
O Android Auto é o sistema de direção por excelência para celulares Android. Embora a última atualização da plataforma tenha descartado completamente o aplicativo, hoje ele ainda pode ser acessado por meio de um aplicativo que o Google desenvolveu especificamente para alguns modelos Android. Fora dessa limitação, a verdade é que a maioria dos celulares é compatível com o Android Auto, como veremos a seguir.
Quais celulares são compatíveis com Android Auto
Para conhecer a lista de telefones Android compatíveis com Android Auto, é necessário consultar os requisitos mínimos do aplicativo.
Como anunciamos no início do artigo, a última atualização do Android Auto descartou completamente o aplicativo em versões do Android iguais ou superiores ao Android 10. Para acessá-lo em qualquer celular compatível, teremos que conectar o aparelho ao carro através de um cabo USB que suporte transferência de dados. O aplicativo aparecerá automaticamente na tela do carro.
E o resto dos telefones Android com Android 9 e versões anteriores? O que acontecerá se nosso carro não for compatível com o Android Auto? No primeiro caso teremos que recorrer ao aplicativo original, que podemos baixar deste link. No segundo caso , teremos que usar o aplicativo Android Auto para telas de telefone, que podemos baixar neste outro link.
Em relação aos requisitos mínimos do Android Auto, o Google estima o seguinte:
- Versão do Android igual ou superior ao Android 5.0 Lollipop. O Android 6.0 Marshmallow é recomendado para uma melhor experiência do usuário.
- Um cabo micro USB ou USB tipo C compatível com transferência de dados. O ideal é usar o cabo móvel original (opcional)
- Um carro, rádio ou sistema de navegação compatível com Android Auto (opcional).
Independentemente de termos ou não um carro compatível com Android Auto, qualquer celular que atenda às condições acima poderá utilizar a plataforma, seja desde o sistema de navegação do veículo até a tela sensível ao toque do celular.
Android Auto sem cabos: celulares compatíveis
Existe outra alternativa para conectar o telefone ao carro sem cabos se tivermos um veículo compatível com Android Auto. Esta alternativa consiste em utilizar a conexão Bluetooth para utilizar o Android Auto sem fio, embora tenhamos que utilizar previamente um cabo USB para realizar a sincronização inicial.
Os requisitos que o Google impõe são os seguintes:
- Um carro, rádio ou sistema de navegação sem fio compatível com Android Auto (obrigatório).
- Versão do Android Auto igual ou superior a 4.7 (obrigatório).
- Versão do Android igual ou superior ao Oreo 8.0 (obrigatório). O ideal é ter o Android 9 Pie.
- Um cabo micro USB ou USB tipo C compatível com transferência de dados. É melhor usar o cabo móvel original (obrigatório).
Quanto aos telefones sem fio compatíveis com Android Auto, a lista atual é limitada a alguns modelos, como veremos a seguir.
- Google Pixel e Pixel XL
- Google Pixel 2 e Pixel 2 XL
- Google Pixel 3 e Pixel 3 XL
- Google Pixel 4 e Pixel 4 XL
- Google Pixel 3a
- Google Nexus 5X
- Google Nexus 6P
- Samsung Galaxy S8 e S8 Plus
- Samsung Galaxy S9 e S9 Plus
- Samsung Galaxy S10, S10e e S10 Plus
A última limitação que o Google impõe aos fabricantes depende inteiramente da localização. Atualmente, o Android Auto sem fio não está ativo na Espanha. Sim, é na maioria dos países latino-americanos. A lista completa é a seguinte:
- Argentina
- Bolívia
- Brasil
- Canadá
- Chile
- Colômbia
- Costa Rica
- Equador
- Estados Unidos
- Guatemala
- Panamá
- Paraguai
- Peru
- Porto Rico
- República Dominicana
- Uruguai
- Venezuela