Índice:
- Por que não há celulares com três SIMs?
- Quais celulares Triple SIM estão atualmente no mercado?
- Posso converter meu celular em Triple SiM?
Poucos são os celulares que atualmente não têm capacidade para inserir dois cartões SIM. Alguns até têm a capacidade de inserir dois cartões nano SIM e um cartão micro SD ao mesmo tempo, com um total de até três cartões na mesma bandeja (o Honor 8X é um bom exemplo disso). Mas, existem celulares com três SIMs ou Triplo SIMs? A verdade é que sim, embora sejam pouco conhecidos e estejam há muito tempo no mercado. Veremos telefones Triple SIM em breve? Esses tipos de celulares são realmente úteis? Nós vemos isso abaixo.
Por que não há celulares com três SIMs?
Embora seja verdade que existam smartphones com bandejas de até três cartões SIM, atualmente praticamente nenhuma marca apresenta celulares com esse tipo de tecnologia. As razões são diversas.
Em primeiro lugar, o interesse dos usuários em ter esse tipo de dispositivo é baixo. Exceto em países como China ou Japão, o uso de até três SIMs ao mesmo tempo é insignificante no resto do mundo. Por isso, os únicos modelos apresentados até agora com essa tecnologia são de marcas de origem chinesa.
A segunda razão pela qual esse tipo de tecnologia não é popular é o espaço ocupado dentro dos smartphones. Ter uma bandeja com três cartões nano SIM e um cartão micro SD pode exceder a largura do celular em altura. Uma das soluções possíveis seria ter várias bandejas, porém, em um momento em que a miniaturização e a otimização do espaço nos telefones são cada vez mais importantes, sua implementação é improvável, pelo menos em celulares de última geração.
Finalmente, e certamente um dos motivos mais importantes pelos quais os fabricantes não optam por integrar este tipo de tecnologia, é o consumo de energia. Atualmente, o uso de dois SIMs ao mesmo tempo acarreta um gasto energético que, a menos que tenhamos baterias de mais de 3.700 ou 4.000 mAh de capacidade, a autonomia do dispositivo será reduzida em menos de um dia de uso. O uso de três SIMs ao mesmo tempo pode quase triplicar o consumo de um celular com um único SIM.
A esperança que permanece a este respeito é que fabricantes como Qualcomm ou Mediatek projetem modems com menor consumo de energia, algo que hoje está sendo realizado apenas em tecnologias baseadas em dois cartões SIM. Destaca-se também o desenvolvimento da tecnologia eSIM implementada no iPhone XS, que, combinada com as atuais tecnologias Dual SIM, pode levar a aparelhos com até três e quatro SIMs.
Quais celulares Triple SIM estão atualmente no mercado?
Quatro são apenas os celulares que contam com esse tipo de tecnologia, pelo menos de marcas bem conhecidas na Espanha.
Acer Liquid E700 Trio, imagem tirada de Bhatkallys
O primeiro deles é o Coolpad Mega 3, um celular de 5,5 polegadas com resolução HD que hoje tem uma versão desatualizada do Android. O terminal tem um tabuleiro com três SIMs com capacidade de ligação 4G, e hoje só pode ser adquirido em lojas como o eBay por um preço que chega a três vezes o original (até quase 400 euros). Na verdade, é o único celular que podemos encontrar à venda. O restante dos terminais está esgotado e mal conseguimos encontrá-los, mesmo em páginas como eBay ou Wallapop.
Os três terminais restantes são os seguintes:
- Acer Liquid E700 Trio
- GooPhone X1 + Tri-SIM
- ESON Tri SIM Android Mobile
Posso converter meu celular em Triple SiM?
Por mais impossível que pareça, sim. Atualmente podemos usar adaptadores como este da Simore que nos permitem conectar até três SIMs ao mesmo tempo, geralmente dois SIMs e um nano SIM.
O funcionamento deste tipo de adaptadores é muito simples: basta inserir a parte macho do adaptador na bandeja do nano SIM e adicionar os dois restantes no espaço do adaptador em questão. Claro, devemos ter em mente que dois dos cartões ficarão fora do telefone, por isso recomendamos que você traga uma caixa de proteção.