Apesar de estar em fase de testes (em modo Beta) e de seu funcionamento ainda não estar tão bom quanto seria de se esperar -especialmente, se você não fala inglês, alemão ou francês, línguas vernáculas do Siri-, o assistente exclusivo do iPhone 4S foi uma pequena revolução no mundo dos smartphones. Tanto que já se fala em uma possível transferência para outras mídias, como o iPad, os computadores da Apple e até os rumores de televisão que os de Cupertino supostamente poderiam lançar em 2012.
Diante disso, a competição não se amedronta, e está armada para um contra-ataque no mesmo campo de batalha. O Google já possui sistemas semelhantes, embora a capacidade de entender a fala natural e responder com uma certa naturalidade semântica ainda sejam assuntos pendentes que o Siri soube aprovar - embora não com uma nota excelente, mas com uma nota próxima a notável, ou mais, em função das opiniões-. Os Mountain Viewers, porém, não lambem as feridas, e parece que nos próximos meses você poderá tirar as unhas com um argumento que, como aprendemos hoje, tem nome próprio.
Ele se chamaria Majel. Pelo menos, esse é o seu nome de código. No entanto, este título faria sentido, e talvez os fãs de Star Trek saibam por quê. Dizemos isso porque os Trekkies serão capazes de captar a referência desse hipotético sistema de reconhecimento e interação por voz com respeito à voz dos computadores de Star Trek - não em vão, Majel Barret foi a esposa do criador da saga mítica da ficção científica, Gene Roddenberry e, de fato, ele desempenhou vários papéis em cada uma das franquias de séries e filmes deste universo ao longo dos anos.
Seria em Majel que aquela equipe supersecreta de engenheiros que se amontoam naquele dramaticamente conhecido bunker da Equipe Google X estaria trabalhando. No momento, não se sabe quando exatamente este sistema de reconhecimento de voz natural poderia chegar aos telefones Android.
No entanto, através do site Phone Arena, sugere-se que haverá dois momentos no processo: primeiro, essa tecnologia será adaptada às buscas por voz atualmente usufruídas pelos terminais domésticos e, posteriormente, um aplicativo com os mesmos recursos de interação e assistência que tornaram o mordomo virtual da Apple, Siri, tão famoso .