Ao longo dos últimos meses, a possibilidade do Facebook lançar o seu próprio telemóvel tem soado de diferentes formas: um Facebook Phone. No passado, a empresa de rede social e a empresa taiwanesa HTC já colaboraram estreitamente para lançar vários modelos com maior integração à rede social do que a maioria dos terminais. No entanto, Mark Zuckerberg se aproximou e comentou sobre as intenções de sua empresa em relação ao setor de smartphones .
Há poucos dias se falava "" foi assegurado por uma importante página da Internet "", que em meados do próximo ano de 2013, um celular feito pelo Facebook seria colocado em circulação. Ou seja, você poderia usar um terminal avançado que tivesse integração total com a maior rede social do momento e que o pessoal do Zuckerberg ficaria responsável por criar um sistema operacional proprietário.
No entanto, o fundador do Facebook deu um passo à frente e deixou uma coisa clara: " não faz sentido para o Facebook construir seu próprio telefone ". Zuckerberg não poderia ser mais claro, quem continua apostando na promoção de serviços móveis e de seus anunciantes. E deixa de lado a possibilidade de criar um smartphone com sistema operacional customizado, de acordo com o portal The Next .
Da mesma forma, os últimos rumores sugeriam que a HTC se encarregaria de trabalhar em conjunto com o Facebook e recriar celulares como o HTC ChaChaCha, que apareceu em cena no início do ano passado 2011. Por outro lado, surgiu também a informação de que ex-funcionários da Apple estavam se juntando à equipe da rede social para trabalhar no projeto.
Por outro lado, outra possibilidade que estava sendo considerada é que o Windows Phone era o sistema operacional que poderia ser visto dentro do suposto terminal. E é que tendo em conta que o Google era "" e é "" um dos principais concorrentes do Facebook em termos de serviços online, era uma das formas de ignorar completamente o gigante da Internet. Já a primeira possibilidade era customizar totalmente os ícones do Android e seguir o caminho que a Amazon iniciou com seu Kindle Fire.
Mas todos esses rumores foram negados por Zuckerberg. E, por isso, continuará a apostar no aprimoramento e na criação de mais aplicativos móveis que já estão disponíveis na grande maioria das plataformas para smartphones e celulares simples. Para ficar mais claro, por exemplo na Espanha, que o uso de telefones celulares avançados é cada vez mais comum, verificou-se que mais de 50 por cento dos usuários pesquisados em um estudo realizado pelo Google, usavam seu terminal para acessar as redes sociais.
Finalmente, as palavras de Mark Zuckerberg podem ser entendidas como que a parte do hardware "" criar o próprio celular avançado "" não é uma parte importante para eles. Mas a parte do software pode ser onde o Facebook coloca toda a carne no espeto. Além do mais, há algum tempo estava sendo cogitada a possibilidade de o Facebook assumir os direitos do sistema operacional webOS.
