Índice:
Já sabíamos que a MediaTek estava desenvolvendo chipsets 5G projetados para o mid-range, mas agora eles confirmaram os planos e compartilharam alguns detalhes interessantes.
Chips Mediatek 5G
A diferença do SoC Mediatek em relação a outras propostas semelhantes é que ele possui um modem integrado, suporte multimodo e uma interessante combinação de recursos.
Alguns detalhes que eles compartilharam sobre o SoC é que ele tem ARM Mali-G77 que será combinado com o desempenho do CPU ARM Cortex-A77.
Por outro lado, a inteligência artificial ficará a cargo da unidade de processamento APU 3.0, que fornecerá funções como autofoco em tempo real. E, além disso, oferece suporte para vídeos 4K a 60 fps e 80MP quando se trata de câmeras.
E, claro, o modem Helio M70 será essencial para tornar o 5G possível, prometendo uma velocidade de download de até 4,7 Gpbs e uploads de até 2,7 Gbps. O SoC estará em uso de processos de fabricação 7nn com todas as vantagens que oferece para as demandas de conectividade 5G sem sacrificar o desempenho.
2020 o ano do 5G
De acordo com os planos compartilhados por Cai Lixing, CEO da empresa, eles mostrarão algum progresso de seu SoC no terceiro trimestre de 2019, mas somente em 2020 eles começarão a produção em massa.
Já sabemos que 2020 é o ano designado para muitas marcas (como Huawei, Qualcomm, etc.) que estão preparando suas propostas 5G. Se tudo seguir a agenda que eles compartilharam, veremos muitas opções para fabricantes de dispositivos móveis.
Propostas como as da Mediatek são destinadas a fabricantes que desejam lançar dispositivos de médio porte com 5G a preços mais acessíveis. Por exemplo, OPPO e Vivo podem estar entre as primeiras marcas a integrar esses chips 5G.
Portanto, veremos dispositivos móveis com conectividade 5G muito mais baratos do que aqueles que foram lançados até agora.