Índice:
Os telefones celulares com tecnologia 5G estão aqui. Será durante o Mobile World Congress deste mês de fevereiro, quando começarão a ser apresentados os primeiros telefones com a tecnologia citada. Neste outro artigo já vimos algumas das principais vantagens do 5G. Enquanto isso, muitas partes da Espanha e outros países de língua espanhola na América Latina ainda não têm redes 4G. Essa mesma situação, ou pior ainda, se repete com o 5G. E é que atualmente nenhuma cidade da Península Ibérica possui redes 5G. Huawei e outras empresas garantem que será a partir de 2020 quando começaremos a ver as primeiras implementações de 5G na Espanha. Isso nos obriga a questionar o que preside esta entrada. Vale a pena comprar um celular 5G durante este 2019? Nós vemos isso abaixo.
Quando veremos 5G na Espanha?
Samsung, Huawei e até LG com LG V50 5G serão as marcas que apresentarão um celular com 5G durante o MWC 2019. Farão isso por meio de uma versão especial que, ao contrário dos modelos padrão, terá a tecnologia citada preço previsivelmente mais alto. Fabricantes como a Qualcomm também tornam seus atuais processadores topo de linha compatíveis com 5G. No início, encontramos uma perspectiva sombria em relação à implementação do 5G.
Balong 5000, o primeiro chip 5G da Huawei.
Na Espanha, o mapa de cobertura atual é nulo. Até hoje, nenhuma cidade, município ou área industrial possui rede 5G. Embora seja verdade que empresas como a Vodafone começaram a implantar os primeiros nós 5G nas principais cidades do país (Barcelona, Madrid, Bilbao…), a verdade é que hoje não existe nenhum tipo de rede operacional. Junto com a Vodafone, a Huawei também se junta ao processo de implementação da rede 5G no país. Mas, quando veremos realmente as primeiras redes 5G na Espanha?
Ambas as empresas garantiram que será a partir de 2020 quando poderemos desfrutar de todas as vantagens do 5G. No entanto, é bem sabido que esses tipos de implementações tendem a sofrer retratos ao se expandir não apenas nas principais cidades do país, mas também no restante dos municípios. Já vimos isso com 4G e não seria surpresa se a rede 5G seguisse os mesmos passos.
Então, vale a pena comprar um celular com 5G hoje?
Depende. Vale a pena pagar um custo extra por um celular com 5G? Absolutamente não. Além do telefone de plantão, a operadora de telefonia contratada deve prestar suporte à rede em questão. Presentemente, nem a Vodafone nem qualquer outra empresa oferece planos de dados com redes 5G, e não se espera até pelo menos 2021.
Outro aspecto que devemos levar em consideração é que o 5G até hoje é uma característica dos telefones de última geração. Com o desenvolvimento do mesmo ao longo dos meses, espera-se que fabricantes como Xiaomi, Honor ou Huawei lancem modelos mais baratos com modems 5G. Esta é a razão pela qual atualmente pagar um prêmio por um celular com a tecnologia mencionada não tem razão de ser. A coisa muda se o modelo básico do terminal em questão tiver um modem 5G como padrão.
Os últimos rumores garantem que o Samsung Galaxy S10 será o primeiro celular vendido internacionalmente com 5G. Vale a pena comprar o celular neste caso? Se não for um custo extra em comparação com a versão base do Galaxy S10, então não podemos nos opor à sua compra. Claro, devemos ter em mente que, a menos que viajemos para um país como a China ou a Coreia do Sul, a rede na Espanha só estará operacional alguns anos depois.