Índice:
- Se o celular carregar lentamente ...
- Verifique a velocidade de carregamento com Ampere
- Troque o carregador e o cabo por um de qualidade
- Limpe o conector USB móvel
- Se a bateria acabar rapidamente ...
- Instale o Monitor de bateria GSam para ver o consumo do sistema
- Restaure o telefone completamente
"O meu telemóvel carrega lentamente e descarrega rapidamente", "Descarrega à noite e carrega devagar", "A bateria descarrega muito rapidamente"… Embora possa parecer um problema raro, a verdade é que é mais frequente do que parece. As soluções dependem da origem disso. E é que, afinal, são dois problemas completamente independentes que exigem uma solução diferente. Compilamos várias dessas soluções para o problema em questão antes de chamar um serviço técnico especializado.
Se o celular carregar lentamente…
Não existe uma solução única para todos se o telefone carregar lentamente ou se a velocidade de carregamento for excessivamente lenta. Em geral, o problema costuma vir do conector de carregamento, da bateria ou do próprio carregador, como veremos a seguir.
Verifique a velocidade de carregamento com Ampere
Antes de resolver os problemas de carga, teremos que recorrer à aplicação Ampere. Esta ferramenta permite saber a velocidade de carregamento em amperes do telefone em tempo real. Depois de conceder as permissões relevantes, o Ampere nos mostrará a velocidade real de carregamento.
Idealmente, o valor deve variar entre 1.000 Ah e 2.000 Ah se nosso telefone tiver carregamento rápido. Também pode atingir 3.000 e até 4.000 Ah. Neste caso, é aconselhável manter o aplicativo aberto para monitorar todo o processo de carregamento. Se a média for inferior a 1.000, o problema provavelmente está no cabo ou no carregador.
Troque o carregador e o cabo por um de qualidade
Uma boa maneira de verificar se o problema está no cabo e no carregador é conectar os dois componentes a outro telefone. Se a velocidade da carga for semelhante, o problema surge justamente desses dois elementos. O melhor é sempre recorrer a acessórios oficiais ou produtos de marcas reconhecidas, como Anker ou Aukey.
Limpe o conector USB móvel
Pode ser que o conector USB tenha uma partícula de poeira ou sujeira que impeça o carregamento correto do dispositivo. Para limpar o conector teremos que usar uma escova de dentes com cerdas macias umedecida com álcool isopropílico, um tipo de álcool que podemos encontrar nas lojas de ferragens.
Na hora da limpeza teremos que desligar o celular sim ou sim para evitar curto-circuitos. Também podemos usar um palito de dente de madeira, se não tivermos alguns dos elementos que acabamos de mencionar.
Se a bateria acabar rapidamente…
O problema provavelmente está diretamente no módulo da bateria. Antes de atribuir esse inconveniente à degradação da bateria, podemos usar alguns métodos para resolvê-lo.
Instale o Monitor de bateria GSam para ver o consumo do sistema
Pode ser que certos aplicativos estejam atrasando a carga da bateria por meio de processos em segundo plano. Para conhecer mais detalhadamente este consumo, podemos recorrer ao GSam Battery Monitor, uma aplicação que nos dá um gráfico completo das aplicações, da rede móvel, do ecrã e do CPU.
Depois de instalar o aplicativo e habilitar as permissões necessárias, é recomendável mantê-lo em segundo plano por alguns ciclos de carregamento. Por fim, recorreremos às métricas da ferramenta para saber a origem do problema. A rede móvel, um processo Android aninhado, notificações do Facebook.
Restaure o telefone completamente
Se o consumo excessivo vier de um processo Android aninhado ou simplesmente não conseguirmos identificar a fonte, a última etapa antes de trocar a bateria é restaurar o dispositivo completamente. Em geral, teremos que recorrer à opção Reset que podemos encontrar em Configurações.