Índice:
- Formate o cartão de outro telefone celular
- Formate o cartão SD de um computador
- CHKDSK para reparar o cartão SD do Windows
- Se o CHKDSK não funcionar, DISKPART é a solução
- Ferramenta de formatação de baixo nível para formatar o cartão em um nível baixo
- Reinicie o seu celular se nenhuma das opções acima funcionar
"Meu Huawei não detecta o cartão SD", "O cartão SD não me reconhece na Huawei", "Problemas com o cartão SD na Huawei"… Dezenas de usuários relataram recentemente problemas com os cartões micro SD em telefones Huawei. A vida útil de um cartão micro SD depende da qualidade do cartão e do número máximo de gravações suportadas pela unidade. Também pode ser o caso de o sistema de partição ter sido corrompido pelo uso indevido do cartão. Desta vez, compilamos algumas soluções para reparar um cartão SD danificado em um celular Huawei, independentemente do modelo do terminal.
índice de conteúdo
Formate o cartão de outro telefone celular
Se tivermos um celular secundário com bandeja de cartão microSD, podemos tentar formatar o cartão nas opções do Android. Em telefones Huawei, esse processo é tão simples quanto ir para a seção Armazenamento do aplicativo Configurações.
A seguir, selecionaremos o cartão de memória inserido. Por fim, clicaremos em Formatar e depois em Excluir e formatar, como podemos ver na imagem acima.
Agora, podemos inseri-lo novamente no telefone principal para verificar se o sistema o reconhece corretamente.
Formate o cartão SD de um computador
Você usou o cartão SD em um dispositivo diferente do telefone móvel, seja uma câmera ou um console? Então, é muito provável que o cartão tenha um formato que o sistema não é capaz de reconhecer. A única solução é formatar o cartão a partir de um computador, seja Windows, macOS ou Linux. Antes de prosseguir, teremos que carregar a guia Lock no adaptador do cartão SD para habilitar as operações de leitura e gravação.
No Windows 7, 8 e 10, esse processo é tão simples quanto abrir Este computador e clicar com o botão direito do mouse no drive do nosso cartão micro SD (D:, E:, F: etc.). Em seguida, selecionaremos a opção Formato e finalmente FAT32 no tipo de formato. Para evitar possíveis erros, desativaremos a opção Formatação Rápida.
Em macOS e sistemas baseados em Linux, podemos usar o Disk Utility ou GParted para seguir o mesmo processo.
CHKDSK para reparar o cartão SD do Windows
CHKDSK é uma pequena ferramenta do Windows que nos permite reparar qualquer drive hospedado em nosso computador, seja interno ou externo. Este programa deve ser invocado por meio da máquina de comando do sistema, também conhecida como CMD.
Para invocar o CMD, escreveremos o nome do programa ("CMD" ou "Comando") na barra de pesquisa do Windows. Em seguida, clicaremos com o botão direito no ícone do programa para executá-lo com privilégios de administração. Esta etapa é muito importante, pois o comando não será executado se não tivermos as permissões pertinentes.
Uma vez dentro do programa, escreveremos o seguinte comando:
- chkdsk n: (onde n é a letra da unidade de nosso cartão SD, informação que podemos saber através deste equipamento)
Em seguida, o sistema começará a revisar os erros existentes no cartão SD. Para reparar possíveis erros do cartão, inseriremos o seguinte comando:
- chkdsk n: / f (onde n é a letra do cartão)
Por fim, o Windows reparará todos os setores que geraram algum tipo de erro. O processo de reparo pode levar vários minutos. Uma vez terminado, vamos escrever o comando ' exit' e vamos ejetar o cartão SD deste computador.
Se o CHKDSK não funcionar, DISKPART é a solução
DISKPART é outro comando do Windows CMD que podemos usar para resolver problemas com unidades externas e internas. Para acessá-lo através da máquina de comando do Windows, teremos que inserir o seguinte comando:
- Diskpart
Posteriormente, apresentaremos o seguinte comando para exibir uma lista com todas as unidades inseridas:
- lista de discos
Para identificar o cartão micro SD, verificaremos se o seu tamanho corresponde ao valor indicado na seção Tamanho (16, 32, 64, 128 GB…). Uma vez localizado, veremos o número do disco para interagir posteriormente com a unidade em questão.
A última etapa será inserir uma determinada string de comando na seguinte ordem:
- criar partição primária
- selecione a partição n (onde n é o número da unidade que queremos formatar)
- ativo
- formato fs = fat32
O cartão será formatado automaticamente em FAT32, o formato nativo do Android.
Ferramenta de formatação de baixo nível para formatar o cartão em um nível baixo
Outro programa que nos permitirá recuperar o acesso ao cartão SD é a Ferramenta de Formatação de Baixo Nível, como o próprio nome sugere, a ferramenta em questão realizará um apagamento de baixo nível para reparar setores danificados. Podemos baixá-lo através do seguinte link:
Depois de instalar a ferramenta, abriremos o programa e selecionaremos a unidade que queremos formatar. Em seguida , iremos para a seção Formato de baixo nível. A interface que aparecerá será semelhante à da seguinte imagem:
Por fim, clicaremos no botão Formatar estes dispositivos com a opção Executar limpeza rápida desmarcada para evitar problemas futuros. Este processo pode durar entre 10 e 15 minutos e em nenhuma circunstância podemos remover o cartão SD de sua bandeja.
Reinicie o seu celular se nenhuma das opções acima funcionar
Se o cartão micro SD funcionar normalmente em outros dispositivos e continuar gerando algum tipo de erro nos telefones Huawei, é mais provável que seja devido a um erro EMUI. A única solução é reiniciar o telefone completamente.
Este processo é tão simples quanto ir para a seção Redefinir em Configurações e selecionar a opção Redefinir telefone. Antes de continuar, recomenda-se fazer uma cópia de segurança de todos os dados, pois eles serão completamente excluídos após o processo de exclusão.
Outras notícias sobre… Android, Huawei