Índice:
"Por que meu celular esquenta e baixa rápido?" "Por que a bateria do meu celular se esgota se eu quase não a uso?" Esses são alguns dos problemas que mantêm os proprietários de celulares da Samsung sem dormir e que se refletem nas consultas de pesquisa do Google.
Por que isso acontece? Os motivos podem ser muitos e variados. Alguns têm uma solução de configuração simples e outros o levarão diretamente ao serviço. Vamos dar uma olhada em algumas das soluções possíveis.
É um problema de software ou hardware?
Para resolver o problema do celular, primeiro você precisa saber onde o problema se origina. E para isso podemos recorrer a aplicações como AIDA 64 ou Ampere.
Esses aplicativos mostrarão muitos detalhes sobre o software e o hardware do seu dispositivo Android. Portanto, eles serão excelentes para monitorar a temperatura e o nível da bateria para identificar qualquer tipo de anomalia no dispositivo.
Por exemplo, no primeiro aplicativo você pode revisar a seção Térmica, que informa os valores de todos os sensores de temperatura, como você pode ver na segunda imagem. Ou dê uma olhada na seção Bateria que fornece detalhes sobre sua operação, mostrando se ela está em boas condições ou se tem algum problema.
Ou, se você tiver algum conhecimento de eletrônica, pode acessar o menu oculto da Samsung: Status da bateria. Para fazer isso, abra o aplicativo Telefone e disque * # 0228 #. Verá que aparece um menu com informações sobre o estado da bateria e da placa, bem como a possibilidade de calibrar a bateria do seu telemóvel Samsung seleccionando “Quick Start”.
Alguns tentaram essa opção e funcionou para eles ganharem um pouco mais de autonomia. No entanto, será apenas uma solução temporária se a bateria estiver com defeito. Nesse caso, é fundamental que consulte o serviço técnico para substituir a bateria e não causar danos irreparáveis ao telemóvel.
Otimize os recursos móveis
Se você já descartou um problema de hardware do computador, agora resta dar uma olhada nas configurações móveis para detectar o que pode fazer com que o hardware sobrecarregue, causando um aquecimento incomum do dispositivo.
Ter jogos graficamente exigentes abertos por horas, muitos aplicativos em segundo plano ou ter todos os sensores funcionando a todo vapor contribuem para a sobrecarga do processador. Portanto, comece verificando se há aplicativos que estão consumindo muitos recursos ou se há muitos em execução em segundo plano.
Para fazer isso, vá para Configurações >> Manutenção do dispositivo >> Bateria >> Uso da bateria e veja quais aplicativos têm o maior percentual de consumo da bateria. Se você não o usa com frequência, tente desinstalar ou forçar a detecção para ver se esse é o problema.
Outro problema com os aplicativos é que, se todos forem executados em segundo plano, eles forçarão o processador a funcionar o tempo todo. Para manter isso sob controle, você pode restringir o consumo de aplicativos individuais. Você encontrará essa opção em Uso da bateria >> Otimize o uso da bateria >> Todos. Você só precisa escolher na lista de aplicativos que deseja otimizar.
Ou você pode limitar os aplicativos que serão executados em segundo plano usando a opção "Limitar processos em segundo plano" das Opções do desenvolvedor, que permite no máximo 4 processos abertos. Isso não precisa ser uma medida permanente, simplesmente ajudará a detectar o problema.
Outra opção para economizar recursos no seu celular é desativar tudo o que você não usa: se você não usa GPS, Bluetooth, etc., não deixe-os ativados o tempo todo. Isso consome muito mais recursos do que você imagina.
Você usa uma memória SD como memória interna? Muitos usuários notaram que, se não usarem o cartão SD correto para o dispositivo, ele exigirá muitos recursos, fazendo com que o telefone esquente. Portanto, tente alterar as configurações de armazenamento para dispensar o cartão, para ver se esse é o problema com seu celular.
E se nada disso funcionar, tente uma solução mais radical: reinicie o celular completamente. Você encontrará essa opção em Configurações >> Administração geral >> Redefinir. Isso corrigirá todos os problemas relacionados ao software.