Índice:
- Configure a conexão USB no celular
- Configure os drivers em seu computador Windows
- Configurando suas equipes do zero
Você conecta o celular ao PC pronto para finalmente transferir os arquivos, mas algo não está funcionando. Seu computador não reconhece o seu dispositivo móvel, por isso ele não aparece no Windows Explorer e a única coisa que está habilitada é a opção de upload. Isso aconteceu com você?
Esse problema é mais comum do que você pensa, especialmente com certas marcas de telefones celulares. Tem solução? Na maioria dos casos, sim, e falaremos sobre isso a seguir.
Configure a conexão USB no celular
Se você já verificou o cabo USB, a porta e todos os fundamentos para verificar se estão em boas condições e não encontrou o problema, dê uma olhada na configuração da conexão USB no celular.
Quando o processo funciona bem, o celular dá a opção de escolher o tipo de transferência que deseja fazer (como você pode ver na primeira imagem), mas se o aparelho não reconhecer essa opção não aparecerá na tela. Se você fez o root no celular ou instalou uma nova SALA, a configuração do MPT pode ter sofrido alterações no processo. Para forçar essa configuração, você terá que usar uma opção do modo de desenvolvedor.
Portanto, primeiro é necessário ativar o Modo Desenvolvedor no celular. Para fazer isso, basta clicar várias vezes em "Número da versão" até que o Modo Desenvolvedor seja ativado. Dependendo do modelo do seu celular, você o encontrará em Definições ou Configuração >> Sobre o dispositivo >> Informações do software >> Número da versão.
Uma vez ativado, entre em "Opções do desenvolvedor" e escolha "Configuração USB", como você vê na segunda imagem:
Escolha a segunda ou terceira opção enquanto você conecta o celular ao PC. Ou se você tiver um celular Samsung e quiser simplificar o processo, use o código * # 0808 # no discador do telefone para ver a configuração USB. Escolha AP (em USB) e MTP + ADB (em Configuração USB), dê OK e reinicie o celular.
Ativar a opção "depuração USB" funcionou para alguns, uma função que torna mais fácil para os desenvolvedores realizarem seus testes, facilitando a conexão entre seu celular e qualquer computador. Não é uma opção que temos que manipular levianamente e pode causar conflitos se você ativá-la permanentemente, mas você pode usá-la como um teste.
Se ele não reconhecer imediatamente a alteração na configuração USB, desligue o telefone e reinicie-o após alguns minutos. Ou se quiser ser um pouco mais radical, retire a bateria do celular, espere alguns minutos e reinicie o celular. Observe que essas opções só funcionarão se a conexão USB tiver sido configurada incorretamente por algum motivo.
Configure os drivers em seu computador Windows
Se o primeiro não funcionou, passamos a verificar os drivers do Windows relacionados ao seu dispositivo móvel. Para fazer isso, pesquise o Gerenciador de dispositivos (usando o mecanismo de pesquisa do Windows ou clicando com o botão direito do mouse no ícone do Windows) para ver todos os dispositivos conectados.
Procure sua conexão móvel em "Outros celulares" ou "Dispositivos portáteis". O nome do seu dispositivo não aparecerá porque não é reconhecido, você apenas o identificará como "Dispositivo desconhecido". Selecione-o com o botão direito do mouse para abrir o menu de contexto.
Neste ponto, você pode tentar duas opções de menu:
- Desinstale o dispositivo. Esta pode ser uma solução se houver um conflito ou erro na configuração, pois irá desinstalar os drivers que correspondem ao seu celular Android. Assim que o processo for concluído, você desconecta o celular, reinicia o computador Windows e reconecta o celular para iniciar a instalação do dispositivo do zero.
- Atualize o driver. Em geral, o Windows 10 mantém todos os drivers atualizados, mas você pode tentar.
Nesta segunda opção, ele irá perguntar se você deseja que o Windows procure uma atualização automaticamente ou se você prefere fazê-lo manualmente, procurando o driver (baixado anteriormente) em seu computador. Se você preferir realizar o processo dessa forma, pode baixar uma ferramenta de atualização de software como o Outbyte Driver Updater.
Tudo que você precisa fazer é baixá-lo para seu computador Windows, instalá-lo e, em seguida, selecionar o arquivo em "Procurar software de driver em meu computador" e ele executará o processo automaticamente. O processo é sempre realizado com o celular conectado ao equipamento.
Ou você pode selecionar "Escolha de uma lista de drivers disponíveis no computador" e escolher aquele que você vê marcado na imagem:
Essas etapas corrigem vários bugs que podem estar causando o problema, sejam drivers fora de sincronia, desatualizados ou software duplicado.
Configurando suas equipes do zero
Se neste ponto nada funcionou para você, você pode optar por redefinir o celular para as configurações de fábrica, embora tenha em mente que é um processo tedioso, pois irá deletar todos os arquivos forçando você a criar uma cópia de backup do conteúdo que deseja salvar.
Por outro lado, se o problema com seu celular começou após uma atualização do Windows, tente voltar para a versão anterior. Para executar esta ação, você só precisa ir para Configurações do Windows >> Atualização e segurança >> Exibir histórico de atualizações.
A primeira opção que você encontrará é "Desinstalar atualizações" e, depois de selecioná-la, será exibida a lista de atualizações recentes. Basta escolher a atualização mais recente (ou aquela que você acha que causa o conflito) e clicar em Desinstalar. Ou se não quiser complicar com esta opção, você pode simplesmente reiniciar o computador em Opções de recuperação >> Reiniciar PC.
Mas sendo realista, se não funcionou ajustando as configurações de conexão do lado do dispositivo e nem as configurações do driver do Windows, é possível que seu celular esteja com problema de hardware. Por exemplo, o PIN de cobrança pode estar com defeito ou danificado, ou qualquer componente relacionado que só pode ser resolvido por uma pessoa especializada.