Índice:
- 1. Reinicie o dispositivo
- 2. Verifique se a conexão WiFi está ativada
- 3. Reinicie o roteador
- 4. Verifique se há atualizações em segundo plano
- 5. Mude o seu canal WiFi
- 6. Faça uma redefinição de fábrica
Se você tem um Xiaomi Redmi e está tendo problemas de conexão, a melhor coisa a fazer é levar em consideração uma série de dicas antes de perder a paciência. Pense que a desconexão automática de uma rede WiFi pode ter várias causas e nem sempre está relacionada ao terminal. A primeira coisa a verificar é se você está muito longe do roteador. Em muitas ocasiões, a distância, principalmente se você estiver em uma casa grande ou em um andar térreo, impede que você tenha um bom sinal devido ao grande número de obstáculos que separam o roteador do seu dispositivo.
Depois de verificar se a distância não é o problema, observe as dicas a seguir.
1. Reinicie o dispositivo
Um dos primeiros passos que você deve realizar é reiniciar o dispositivo. Embora possa parecer absurdo, na maioria dos casos simplesmente desligando o celular e ligando-o novamente, a conexão fica estável novamente. Se os problemas persistirem depois de reiniciar o Xiaomi Redmi, mude da conexão WiFi para a conexão de dados móveis. Para isso:
- Abra a seção de configurações e insira conexões
- Desative a conexão WiFi e ative a conexão de dados móveis. Verifique se há alterações.
- Se tudo continuar igual, desative os dados móveis, ative a conexão WiFi e veja se já funciona.
Muitas vezes, simplesmente fazendo isso, a conexão WiFi para de falhar.
2. Verifique se a conexão WiFi está ativada
Se o WiFi do seu Xiaomi Redmi estiver muito instável, ou até mesmo impedir você de navegar, é melhor verificar na seção de configurações se a conexão está ativada. Para fazer isso, abra as configurações do seu Xiaomi Redmi, entre em Conexões e vá para a seção WiFi. Se você vir que ele está desativado, ative-o e procure o indicador de conexão WiFi na parte superior do painel do dispositivo.
Se você notar que o ícone não aparece ou que as barras estão meio cheias , é claro que você não está dentro da área de cobertura de uma rede sem fio. Vá até o roteador e verifique se essas barras sobem e sua conexão WiFi começa a ficar mais estável.
3. Reinicie o roteador
Outra das etapas que você deve levar em consideração quando a conexão WiFi do seu Xiaomi Redmi começa a falhar ou ficar instável é reiniciar o roteador. Se você está em casa e está observando esses problemas, o melhor é que assim que o aparelho for reiniciado e verificado que você está conectado à rede WiFi, desligue e ligue o roteador. Em muitos casos, o roteador superaquece ou satura, portanto, pode não funcionar como deveria.
4. Verifique se há atualizações em segundo plano
Se você não se conecta a uma rede WiFi há muito tempo, seu dispositivo pode aproveitar a oportunidade para atualizar aplicativos em segundo plano. O que isto significa? Basicamente, o processo retarda a conexão e pode torná-la mais instável, algo que você pode perceber por muito tempo se tiver muitos aplicativos instalados e precisando atualizar para novas versões. Para verificar se o Xiaomi Redmi está atualizando aplicativos em segundo plano, você só precisa verificar se há aplicativos na tela que estão sendo instalados ou entrar diretamente na loja de aplicativos do Google Play e vê-los de lá.
Lembre-se que normalmente é selecionado por padrão que todos os aplicativos sejam atualizados assim que nos conectamos a uma rede WiFi, um processo que pode levar muito tempo e, portanto, torna nosso computador instável ao navegar ou enviar mensagens via WhatsApp.
5. Mude o seu canal WiFi
Roteadores que já existem há algum tempo geralmente transmitem apenas na banda de 2,4 GHz, a banda com a qual a maioria dos telefones mais antigos é compatível. O problema é que geralmente fica saturado, o que é muito perceptível em quarteirões de casas onde há muita gente, devido ao grande número de roteadores que estão transmitindo na mesma banda.
Se você quiser verificar em qual canal suas transmissões WiFi, baixe a ferramenta WiFi Analyzer grátis em seu Xiaomi Redmi. Depois de abri-lo, conceda a ele as permissões necessárias e deixe-o fazer a varredura na rede. Quando isso acontecer, você verá que um gráfico é exibido com as redes WiFi em sua área, incluindo a sua. A próxima etapa é deslizar para a esquerda três vezes para chegar a uma guia na qual o aplicativo mostrará os melhores canais de acordo com a rede. Selecione o seu e seja guiado pelo sistema estelar.
A próxima coisa que você terá que fazer é entrar no seu roteador, a partir do navegador do celular ou do computador. Digite o endereço 192.168.1.1 no campo URL. Localize a opção Canal e mude para aquele com mais estrelas no aplicativo. Em seguida, reinicie seu roteador, você verá como a partir deste momento notará mais estabilidade e velocidade.
6. Faça uma redefinição de fábrica
Se nenhuma das opções acima funcionou para você, a única coisa que você precisa tentar é redefinir seu celular para as configurações de fábrica. Ou seja, apague todo o conteúdo e deixe como se tivesse acabado de comprar. Muitas vezes, um aplicativo, um arquivo oculto ou mesmo um malware que você não conhece ou que está dentro do celular pode fazer com que seu Redmi não fique tão estável quanto deveria ao se conectar ao WiFi.
Para fazer uma redefinição de fábrica, vá para a seção Configurações, Backup e Restauração e restaure os dados do dispositivo. Lembre-se de que, durante o processo, absolutamente tudo que você salvou será apagado, portanto, recomendamos que você faça uma cópia de backup dos dados e arquivos armazenados em seu Xiaomi Redmi.