Índice:
O Windows Phone não é muito popular em nosso país. O sistema operacional móvel da Microsoft não tem nem 2% de participação no mercado. Isso fez com que a empresa de Bill Gates perdesse o interesse pelo sistema e prova disso são as novidades que descobrimos via Phone Arena. E é que a partir de 11 de julho, a Microsoft deixará de oferecer suporte a telefones celulares com o sistema operacional Windows Phone 8.1.
Ignorando avisos de atualização
Dentro dessa minoria de usuários que continuam a usar o Windows Phone, aqueles que usam a versão 8.1 são uma maioria esmagadora. Apesar das tentativas da Microsoft de mover os usuários para o Windows Phone 10, apenas 30% fizeram essa mudança. Isso significa que 70% dos usuários do Windows Phone ainda estão presos na versão 8.1.
Seja por desinteresse ou por falta de atenção, a verdade é que todos esses usuários ignoraram os avisos da Microsoft, e a partir do dia 11 estarão sozinhos com o sistema operacional. Verdade seja dita, quem ainda trabalha com telefones Lumia ou outros terminais com Windows Phone, deve se sentir muito sozinho no seu dia a dia: seu isolamento em termos de software é total.
Acelerando a agonia
A chegada do Windows 10 Phone aos telefones não foi acompanhada pelos terminais que suportavam o sistema. Telefones como o Lumia 550 ou o Acer Liquid M330 estavam entre os poucos a oferecê-lo, sem muita resposta do público. É por isso que a grande maioria dos dispositivos que permaneceram com aquele sistema operacional funcionava com a versão 8.1. E conforme as atualizações eram oferecidas, os usuários anulavam.
Talvez por esse motivo, a Microsoft optou por uma decisão mais "drástica". Para este propósito de suporte, a empresa indiretamente "força" os usuários a renovar ou morrer. No entanto, não está claro se os fãs do Windows vão ceder à pressão. A verdade é que não existem muitas tentativas de renovar a família Lumia ou outros modelos com o sistema operacional da Microsoft, por isso não parece que a confiança no Windows 1st Phone será restaurada.
