Já estava vazando há algum tempo e hoje já é oficial. A Microsoft anunciou a chegada do Microsoft Lumia 650, um novo smartphone de gama média com características especiais de produtividade e um design de alumínio muito atraente, tudo a um preço razoável. Os números do Windows Phone não são exatamente otimistas, mas se a linha Lumia se destaca por algo, é por seus terminais mais baratos. Primeiro foi a Nokia e agora a Microsoft que apostou em oferecer smartphones com uma boa combinação de desempenho e preço. O Nokia Lumia 520É o melhor exemplo e aquele que, até agora, ainda é o Windows Phone mais vendido. Os de Redmond querem continuar apostando no mid-range, que é o que fazem de melhor, e o Lumia 650 é a sua nova aposta. Este modelo acrescenta mais um atrativo, pois além de oferecer um perfil técnico completo a um bom preço, também opta por um design mais atraente com materiais de qualidade.
O Microsoft Lumia 650 tem tela de 5 polegadas, o tamanho usual para smartphones simples, mas com um design que lembra mais um equipamento topo de linha. A moldura que envolve o telefone é feita de alumínio anodizado cortado a laser, para maior resistência, enquanto a tampa traseira é feita de plástico resistente com acabamento branco ou preto. Um detalhe importante é que, apesar de ter incluído o metal, a Microsoft decidiu manter a possibilidade de abrir a tampa traseira para acessar a bateria, bem como um slot MicroSD para expandir sua memória de 16 Gb para 200 Gbadicional. Além disso, pesa apenas 122 gramas e seu perfil mede 6,9 milímetros.
Voltando à tela, trata-se de um painel OLED de 5 polegadas com resolução HD (1.280 x 720 pixels) e concentração de 297 pontos por polegada. São números corretos, mas destacamos que a tecnologia OLED oferece imagens de alto contraste, com pretos mais profundos, ao mesmo tempo em que economiza bateria. Quanto às câmeras, a casa tem 8 megapixels e as ofertas dianteiras 5 megapixels, ambos com a opção de gravar vídeos em HD. O ponto mais fraco é o processador; um Snapdragon 212 de 4 núcleos com 1 GB de RAM, embora o Windows Phoneele oferece um desempenho bastante suave e não deve ser um problema. A bateria oferece uma capacidade de 2.000 miliamperes e, segundo a Microsoft, pode ficar em uso por 16 horas e até 26 dias em modo de espera.
O Microsoft Lumia 650 é um smartphone acessível para uso pessoal e profissional. A Microsoft integrou alguns recursos especiais focados na produtividade, como o pacote Microsoft Office, a nuvem OneDrive e suporte para Microsoft Business Apps. Além disso, tem a opção de criptografar o conteúdo ou apagá-lo remotamente. A Microsoft confirmou que o Lumia 650 estará à venda em alguns mercados da Europa em 18 de fevereiro por US $ 200 sem impostos, 178 euros ao câmbio atual.
