A Microsoft oferece uma quantia significativa à Samsung para apresentar novos celulares com Windows Phone
No momento, a empresa finlandesa Nokia é proprietária de 90% dos dispositivos móveis inteligentes que funcionam com Windows Phone. Os 10% restantes são compostos por alguns smartphones de empresas como HTC, Huawei ou Samsung. Infelizmente para a Microsoft, o percentual é muito baixo, pois significa que são poucos os modelos que essas empresas possuem no mercado. A preocupação da Microsoft foi fundamental na decisão de tomar essa importante decisão. E é que, de acordo com as últimas notícias, a de Redmondteria proposto à Samsung a entrega de uma significativa soma de um bilhão de dólares para que os coreanos voltassem a trabalhar no desenvolvimento de aparelhos com Windows Phone. A informação foi vazada por Eldar Murtazin, um divulgador regular deste tipo de boato, que afirma que a Samsung ainda estaria estudando a oferta…
Após a aquisição da Nokia (como você sabe, o fabricante Espoo definitivamente faz parte da Microsoft há poucos dias), o Redmond está tentando motivar outros fabricantes a desenvolverem equipamentos baseados em sua plataforma através de incentivos significativos. O valor que tem oferecido à Samsung seria anual e seria especialmente focado nos lançamentos do novo ano de 2014. Já na época, quando Nokia e Microsoft começaram a colaborar, esta última oferecia à empresa a soma de 250 milhões de dólares por trimestre. Estes foram pagamentos para suporte para a plataforma .
Recentemente, a Samsung viu seus dispositivos Android obterem um sucesso sem precedentes. Lembre-se de que seus principais smartphones (Samsung Galaxy S4, Samsung Galaxy Note 3, Samsung Galaxy S3…) funcionam através da plataforma Google, mas o mesmo acontece com os dispositivos mais básicos. A aceitação desse sistema operacional fez com que o Android hoje detenha 80% do market share. Nesse contexto, parece que a Samsung está pouco motivada para enraizar sua colaboração com a Microsoft.. Portanto, parece que a proposta de Redmond faz ainda mais sentido.
Mas a Samsung não seria o único fabricante a apostar no Windows Phone novamente. Há apenas algumas semanas, o vice-presidente executivo da ZTE, He Shiyou, confirmou que a empresa chinesa retornaria à plataforma algum tempo após ter colaborado com a fabricação dos primeiros smartphones com Windows Phone 7. A empresa pretende apresentar novos equipamentos a partir de 2014 após ter fechado um acordo com a Microsoft. Tudo sugere que seriam certas garantias, supomos que econômicas, para continuar com o desenvolvimento.
No momento, não há dados oficiais que possam confirmar a colaboração da Samsung com a Microsoft. As informações vazadas até o momento devem ser tomadas com cautela, aguardando os próximos eventos em que a Samsung participe (talvez o Mobile World Congress 2014 possa ser um bom momento) as primeiras equipes são anunciadas.
