A própria Microsoft foi quem revelou a real capacidade de armazenamento que estará disponível nas duas modalidades das primeiras unidades Microsoft Surface. No momento, estavam à venda dois modelos: um com 32 GB e outro com 64 GB. Porém, as figuras que poderão ser vistas oficialmente, não serão aquelas que o usuário tem à disposição para salvar todos os seus arquivos. Um exemplo: a versão de 32GB terá metade da memória.
Na Espanha, por enquanto, o primeiro tablet da Microsoft não será lançado. Porém, desde o último dia 26 de outubro, foi colocada à venda nos Estados Unidos a primeira versão: Microsoft Surface RT, um modelo que não teria a versão completa do Windows 8 instalada e que se chama Windows RT e que é voltado para computadores em mobilidade e com recursos um pouco menos poderosos do que aqueles que podem ser vistos em desktops ou laptops.
Mas a surpresa veio das próprias mãos da Microsoft. E há duas versões à venda: 32 ou 64 GB de armazenamento, mas esses números não são reais. Para começar, o modelo "" inferior e mais barato "" agora terá 16 GB de espaço livre para os usuários armazenarem seus arquivos pessoais. Enquanto a versão mais cara (64 GB) também sofrerá uma diminuição, mas não tão perceptível como no caso anterior: dos 64 GB, o usuário terá 45 GB livres.
As explicações dadas por aqueles de Redmond a esse respeito foram apresentadas em uma tabela. Ele detalha quais são os elementos que fazem esses MegaBytes "desaparecerem". E para começar, pode-se dizer que dos 32 GB iniciais "" e que são vendidos "", o modelo na verdade possui um disco de estado sólido (SSD) de 29 GB. Assim, oito GigaBytes de espaço teriam que ser cortados para o sistema operacional, Microsoft Office RT (ferramenta de automação de escritório da Microsoft) e outros aplicativos pré-instalados. Enquanto as ferramentas de restauração do sistema ocupam outros cinco GigaBytes. Isso resulta em 16 GB reais de espaço vazio.
Por seu turno, o modelo top tem um disco de 58 GB "" é vendido como 64 GB "". Portanto, seria necessário cortar o mesmo espaço do modelo inferior; ou seja, 13 GB a menos. Portanto, o resultado da subtração seria 45 GB. Portanto, o usuário deve considerar em qual modelo realmente se interessa, sabendo de quanto espaço disponível ele terá, desde o início.
Agora, o Redmond também explica as diferentes maneiras de obter mais espaço. Em primeiro lugar, é feita referência ao sistema de armazenamento online SkyDrive, que é propriedade da Microsoft e oferece um espaço gratuito de sete GigaBytes. Por outro lado, também se refere à ranhura para cartões MicroSD que o Microsoft Surface possui numa das suas faces e onde podem ser inseridos cartões com no máximo 64 GB. Enquanto a última opção seria recorrer ao uso de elementos externos como uma memória USB ou um disco rígido conectando-os através da porta USB que o tablet touch também possui.