Miui 10 vs miui 11: analisamos todas as diferenças da nova atualização
Índice:
- Animações, ícones e fontes: a novidade mais visual
- O modo escuro atinge todas as partes do sistema
- Aplicativos de sistema redesenhados
- As configurações agora estão mais bem organizadas
- Sempre em exibição personalizável
- Game Turbo, a ferramenta que promete melhorar o desempenho dos jogos
- Meu compartilhamento para compartilhar arquivos e imprimir documentos
- Notícias que bebem do Android 10
- O que está por vir
MIUI 11 é a versão mais recente da camada de personalização da Xiaomi. Embora a atualização tenha sido lançada oficialmente há algumas semanas, a verdade é que hoje existem terminais que ainda não receberam o último bolo da Xiaomi. Em relação às diferenças entre o MIUI 11 e o MIUI 10, a empresa anunciou uma série de novos recursos que chegariam na versão final da décima primeira iteração do sistema. Mas, que novidades realmente apresenta? O vemos.
Animações, ícones e fontes: a novidade mais visual
Na seção visual, a Xiaomi introduziu uma série de melhorias destinadas a polir ainda mais a experiência apresentada com MIUI 10. Não é uma mudança radical, uma vez que a maioria dos elementos de interface são idênticos aos da iteração anterior, mas é venha a apreciar uma mudança tangível.
A primeira novidade vem da mão das animações. Desbloquear o telefone, acessar multitarefa ou sair de um aplicativo agora parece muito mais fluido. A isso é adicionado o redesenho de algumas animações, que são herdadas do Material Design.
Outra novidade que acompanha o MIUI 11 é baseada na reformulação dos ícones e fontes do sistema. O primeiro se limita a alguns aplicativos, como Galeria, Câmera, Calendário ou Mensagens, e a principal diferença está na disposição de cores e tamanho: agora são muito maiores.
Quanto às fontes, embora a Xiaomi tenha mantido a fonte original do sistema, decidiu aumentar seu tamanho. Também podemos definir vídeos como papéis de parede.
O modo escuro atinge todas as partes do sistema
Ou quase tudo. Com o MIUI 11, um grande número de aplicativos de sistema oferece suporte ao modo escuro nativo. Bússola, calculadora, gravador, gerenciador de arquivos, calendário…
Não só isso. Agora o sistema torna sua API compatível com a do Android 10. Isso significa que o sistema aplicará o modo escuro automaticamente em todos os aplicativos compatíveis com este modo, como Instagram, Play Store ou YouTube.
Aplicativos de sistema redesenhados
Cleaner, Calculator e Notes são alguns dos aplicativos que foram reprojetados com MIUI 11. O redesign, infelizmente, é dedicado a polir alguns aspectos da interface e adicionar funções adicionais.
É o caso do Notes, que agora permite inserir notas de voz dentro de notas de texto para enriquecer as anotações que fazemos no aplicativo. O aplicativo Configurações também passou por um facelift, embora falaremos sobre o último a seguir.
Outro aplicativo que foi totalmente redesenhado é o Tarefas. Agora podemos habilitar uma barra em uma das laterais da tela para realizar ações relacionadas à produtividade: criar notas de texto e voz, definir lembretes…
Menção especial ao Gerenciador de Arquivos, que agora possui miniaturas e permite a visualização de arquivos sem dependência de outros aplicativos.
As configurações agora estão mais bem organizadas
A ordem nas configurações MIUI 10 é algo que se destaca por sua ausência. Por este mesmo motivo, a Xiaomi decidiu redesenhar completamente o aplicativo Configurações. A mudança mais significativa tem a ver com a ordem das configurações: agora tudo tem um significado e uma ordem na interface.
Ações tão básicas como alterar o PIN do cartão SIM agora estão ao alcance de alguns toques na tela. A empresa também combinou todas as configurações relacionadas entre si para melhorar sua localização no aplicativo: as configurações de conexão de um lado, a configuração de multimídia de outro e da mesma forma com o resto das seções.
Sempre em exibição personalizável
Um recurso que infelizmente não alcançará todos os dispositivos Xiaomi, pois atualmente está limitado àqueles que possuem uma tela AMOLED.
Nas opções da tela de bloqueio, podemos modificar a aparência da tela Sempre Ligada de acordo com nossa preferência. Desde o tipo de relógio até a posição das notificações e o aparecimento do texto personalizado. Este último, aliás, pode ser livremente modificado: tipo de fonte, posição do texto, tamanho das letras, cor principal…
Game Turbo, a ferramenta que promete melhorar o desempenho dos jogos
Em resposta ao GPU Turbo da Huawei, a Xiaomi lançou o Game Turbo, uma funcionalidade que podemos ativar nas configurações e que promete melhorar o desempenho dos jogos compatíveis com este modo.
Também podemos restringir notificações, forçar a orientação da tela, limitar alguns aplicativos na memória e bloquear o uso de botões físicos e táteis para evitar pressionamentos acidentais.
Meu compartilhamento para compartilhar arquivos e imprimir documentos
Duas das funcionalidades que a Xiaomi anunciou com grande alarde são baseadas no Mi Share e na possibilidade de conectar-se a impressoras remotamente para imprimir documentos e imagens em alguns toques.
Em termos gerais, Mi Share traça as características do AirDrop da Apple: enviar arquivos em poucos segundos com outros Xiaomi, Oppo e Vivo. A segunda funcionalidade nos permite imprimir qualquer item, mesmo sem recorrer a aplicativos de terceiros.
Notícias que bebem do Android 10
Embora a maioria das versões do MIUI 11 seja atualmente baseada no Android 9 Pie, a verdade é que o sistema herda parte dos novos recursos do Android 10.
Notícias como respostas rápidas que nos permitem interagir com as notificações do sistema de forma inteligente ou Bem-estar Digital, um aplicativo que nos informa o tempo que passamos dentro dos aplicativos. Também foi introduzida uma regra de Controle dos Pais que nos permite controlar qualquer dispositivo da casa, incluindo o principal, a partir do celular.
O que está por vir
Infelizmente, a Xiaomi decidiu deixar algumas novidades no pipeline que deveriam chegar no futuro.
O primeiro tem a ver com a implementação do Android 10 como sistema base. As restantes novidades estão relacionadas com a integração de uma gaveta de aplicações no mais puro estilo Android Stock ou OS S, uma modalidade que nos permite enviar uma mensagem com a nossa localização aos nossos contactos de confiança em caso de emergência.
