Índice:
- Se você tiver uma tela AMOLED, ative o modo escuro
- Restringir o uso de aplicativos em segundo plano
- Desative os dados móveis quando o celular estiver bloqueado
- E limpe o cache quando a tela estiver desligada
- Ative a economia de bateria e otimize seu consumo
- Monitore o consumo de bateria de aplicativos e telefone
- Outros truques para economizar bateria em MIUI
- Não serviu? Formate seu celular do zero
Se houve algo que começou com MIUI 10, é precisamente o gerenciamento de bateria. Com o MIUI 11 chegando, muitos usuários estão se perguntando como economizar a bateria do Xiaomi. Prova disso são as intenções de pesquisa que podemos encontrar em motores de busca como Google ou Yahoo ("MIUI usa muita bateria", "economiza bateria no MIUI 10" e assim por diante). Infelizmente, não existe um aplicativo ou método mágico que possa nos ajudar a aumentar a vida útil da bateria no Xiaomi, então somos forçados a brincar com as opções do sistema.
A maioria dos métodos que veremos a seguir é compatível com qualquer celular Xiaomi com MIUI 10, portanto, é aplicável a qualquer telefone da marca. Xiaomi Mi A1, A2, A3, A2 Lite, Redmi Note 4, Note 5, Note 6 Pro, Note 7, Note 8, Mi 8, Mi 9, Mi 9T, Mi 9T Pro, Redmi 5, Redmi 6, Redmi 7…
Se você tiver uma tela AMOLED, ative o modo escuro
Aplicar o modo escuro no MIUI ou em qualquer telefone com tela AMOLED pode economizar até 20% da bateria no consumo total do telefone ao longo do dia. O mais aconselhável, portanto, é aplicar este modo através das configurações do sistema.
Podemos fazer isso na seção Tela e, mais especificamente, na opção Modo escuro.
Restringir o uso de aplicativos em segundo plano
Aplicativos como o Facebook e o Tinder podem causar um gasto de energia significativo, mesmo se não os usarmos. Nesse caso, é fundamental reduzir o uso do processador e os dados que esses tipos de aplicativos geram em segundo plano.
A maneira de proceder é tão simples quanto acessar a opção Bateria e desempenho em Configurações MIUI. Nesta seção, clicaremos em Selecionar aplicativos.
Agora só temos que selecionar os aplicativos cuja atividade em segundo plano queremos restringir e ativar a opção Restringir aplicativos de segundo plano ou Restringir atividade de segundo plano. A ativação de qualquer uma delas significará, no entanto, a perda da sincronização das notificações.
Desative os dados móveis quando o celular estiver bloqueado
Se nosso uso principal for baseado no uso de dados móveis para conexão à Internet, um método eficaz para economizar bateria é desativar essa conexão quando a tela do telefone estiver desligada.
Na mesma seção Bateria e desempenho que acessamos anteriormente, podemos encontrar a opção Otimização de bateria. Se clicarmos na engrenagem que aparecerá no canto superior direito, uma série de configurações aparecerá: a que nos interessa é Desativar dados móveis quando o dispositivo está bloqueado.
O aconselhável neste caso é marcar 5 ou até 10 minutos.
E limpe o cache quando a tela estiver desligada
Outro truque que podemos realizar quando o celular está bloqueado é limpar o cache do aplicativo.
O processo a seguir é o mesmo que acabamos de detalhar, só que desta vez teremos que selecionar a opção de Limpar o cache quando o dispositivo estiver bloqueado. O intervalo de tempo desta vez deve ser de 30 minutos para não forçar o processador do telefone.
Ative a economia de bateria e otimize seu consumo
Não poderia faltar o truque mais básico para economizar bateria: ativar o economizador de bateria. Tão simples quanto deslizar o painel de notificação para baixo e clicar na opção homônima.
Podemos configurar algumas das restrições desta forma na respectiva seção em Otimização da bateria. Nessa mesma seção , podemos ativar o chamado Otimizador de bateria clicando em Otimizar para obter uma economia de bateria ainda maior.
Monitore o consumo de bateria de aplicativos e telefone
MIUI consome muito? Pode ser devido a um processo de segundo plano congelado ou a um componente com defeito. Para ver o consumo que cada aplicativo ou componente realiza no telefone, teremos apenas que acessar a seção Bateria e desempenho em Configurações e clicar em Uso de energia.
Embora o aplicativo nos mostre um consumo bastante detalhado de tudo que passa pelo sistema, o melhor é recorrer ao aplicativo GSam Batery Monitor, onde também mostrará o consumo detalhado de cada processo que roda no Android e se o processador entra Sono profundo (estado de repouso). Se detectarmos consumos anômalos, podemos verificar o nome do processo no Google e sua origem.
Outros truques para economizar bateria em MIUI
Existem muitos métodos que podemos realizar para economizar bateria na Xiaomi. Reduzir o brilho ou desativar as conexões quando não estivermos fazendo uso dessas são algumas das práticas que podemos aplicar, além de desativar configurações como brilho automático ou rotação da tela.
Outro truque para melhorar a economia de bateria baseia-se em desativar a ativação da tela ao receber notificações, um ajuste que podemos configurar na seção Tela de bloqueio. Se acessarmos a seção Aplicativos em Configurações, podemos brincar com o início automático dos aplicativos quando ligamos o celular; especificamente na seção Permissões.
Não serviu? Formate seu celular do zero
Se nada descrito aqui funcionou, o último método que podemos realizar antes de afirmar que é um problema de bateria é a formatação do telefone a partir do zero. Faremos através do método Hard Reset, com o qual apagaremos todos os arquivos do sistema e seu conteúdo. Por este motivo, é recomendável fazer um backup com antecedência.
Com o celular desligado, manteremos os botões liga / desliga e de volume pressionados ao mesmo tempo até que o logotipo da Xiaomi apareça. Posteriormente, clicaremos em selecionar a opção Limpar dados ou Limpar dados e aceitaremos a operação com o botão Liga / Desliga.
Quando o processo for concluído, clicaremos em Reiniciar agora ou Reiniciar agora para iniciar o celular normalmente.