Um novo boato revelou que a empresa americana Google, em conjunto com a fabricante americana Motorola (recentemente adquirida pela Lenovo), podem estar trabalhando na apresentação iminente de um novo smartphone na linha Nexus. Além dessa informação, o boato afirma que o novo Nexus poderia ser um celular do tipo phablet (ou seja, um terminal a meio caminho entre um smartphone e um tablet), cuja tela chegaria a 5,9 polegadas de tamanho. Isso significaria um aumento significativo no tamanho do novo Nexus em comparação com 4,95 polegadastela que incorporava o Nexus 5 anterior (apresentado no final de 2013).
O Nexus 6, nome que em princípio deve corresponder ao novo Nexus, incorporaria novas especificações técnicas para a linha Nexus, como, por exemplo, um leitor de impressão digital que permitiria desbloquear a tela simplesmente colocando o dedo no leitor. O sistema operacional do novo Nexus correspondem a Android em sua versão mais recente do Android L. Além desses dados, até hoje são completamente desconhecidas as especificações técnicas com as quais o Google tentaria repetir o sucesso alcançado com seus telefones da linha anterior Nexus.
Por outro lado, o novo tablet Nexus 9 também é mais um dos dispositivos que o Google deve lançar antes do final deste ano. Nesse caso, o responsável pela fabricação do tablet seria a empresa taiwanesa HTC. O novo tablet Nexus 9 incorpora uma tela de 8,9 polegadas com resolução de 2.048 x 1.440 pixels, um processador NVIDIA Tegra K1, 2 gigabytes de memória RAM, entre 16 e 32 gigabytes de armazenamento interno, uma câmara principal de oito megapixels e sistema operacionalAndroid em sua versão mais recente do Android L. Todos esses recursos estavam escondidos sob um tablet cujo tamanho seria estabelecido no 226,3 x 151,9 x 7,9 mm, o peso incluindo a bateria - entre 418 e 427 gramas dependendo da versão.
Outro dos rumores que também está sendo especulado nas últimas horas é o possível cancelamento do projeto Android Silver. Lembre-se de que nas últimas semanas se falou muito sobre a possibilidade de o Google substituir sua linha de celulares Nexus por outra nova linha que responderia ao nome de Android Silver. Mas, com a recente renúncia de Nikesh Arora (diretor de negócios do Google), o projeto Android Silver poderia ter sido arquivado até novo aviso.
A possibilidade da Motorola ser a empresa responsável pelo desenvolvimento do novo celular Nexus é ainda maior se considerarmos que a fabricante sul-coreana LG negou há algumas semanas a possibilidade de participar da produção deste novo smartphone. Teremos que esperar mais algumas semanas para começar a aprender os detalhes exatos da produção do novo Nexus de 5,9 polegadas.
