Índice:
Segundo Sammobile, blog especializado na marca coreana Samsung, a empresa de produtos eletrônicos divulgou em seu site uma lista de terminais que podem não ter, a partir de agora, mais atualizações de segurança. Esses terminais são o 2016 Samsung Galaxy A3, o Samsung Galaxy J1 e o Samsung Galaxy J3. Se você tiver algum deles, é hora de pensar em renovar seu telefone.
As atualizações de segurança são o principal problema no ecossistema Android. Os fabricantes fora do Google seguem seu próprio ritmo, tendo que adaptar essas atualizações à sua própria camada de personalização. Normalmente, o top de linha da Samsung recebe 3 anos de atualizações de segurança, enquanto o mid-range, por razões de orçamento, recebe apenas algumas delas.
Atualizações de segurança e obsolescência do Android
Como dizemos, em sua página de atualizações de segurança, a Samsung acabou eliminando permanentemente esses três terminais. Também adicionou quatro novos dispositivos a esta mesma página: Samsung Galaxy A8 (2018), Samsung Galaxy A8 + (2018), Samsung Galaxy J2 (2018) e o tablet Samsung Galaxy Tab Active2.
Recentemente, a Samsung lançou seu novo Samsung Galaxy A8 Enterprise Edition, prometendo 3 anos de atualizações mensais de segurança para este terminal. A única diferença entre o Enterprise Edition e o que já conhecemos é que este novo terminal incorpora dual SIM, tornando-o um terminal muito adequado para quem tem sempre que ter um móvel de trabalho, além do pessoal.
Más notícias para todos os proprietários desses terminais, que percebem como a obsolescência os obriga a renovar seus terminais móveis. Algo em que temos que pensar, sem dúvida quando for comprar um celular, são as futuras atualizações de segurança. Não ter um telefone devidamente atualizado pode nos prejudicar, pois está muito mais exposto a cibercriminosos e possível roubo de dados pessoais. Por isso, ao adquirir um terminal devemos optar por um do ano em curso, evitando modelos de anos anteriores.
