Há poucos dias foi divulgada a notícia de que a SD Association, entidade que reúne marcas que podem usar cartões SD ou microSD, viraria as costas à Huawei, como já fizeram outros fabricantes como Intel ou Google. Isso implicava que a empresa asiática não poderia usar o slot em seus novos terminais, e que teria que interromper a venda dos dispositivos atuais que já o incluem. Ou seja, de todos os modelos exceto o Huawei P30 e o Mate 20, que possuem o novo tipo de cartão de memória NM Card.
Da Phonearena entraram em contato com a própria Huawei para fazer perguntas sobre isso, ao que responderam positivamente. Aparentemente, essa notícia foi um pouco alarmista e exagerada, já que o fabricante comentou que o uso de cartões SD em seus terminais não será afetado. O consumidor poderá continuar comprando e utilizando esses produtos, nas palavras da própria empresa.
Não é a única coisa sobre a qual ele falou. Phonearena aproveitou a oportunidade para fazer outras perguntas diante de seu iminente bloqueio pelos Estados Unidos, que pode ocorrer no dia 19 de agosto. Outra questão é se os usuários poderão continuar usando os serviços do Google, como Google Play e Gmail, em seus telefones Huawei. A empresa comentou que os produtos que vendeu e está vendendo atualmente não serão afetados. Os usuários poderão continuar usando esses serviços normalmente.
Além disso, quando questionado se a suspensão dos negócios com o Google terá impacto nos negócios da Huawei na China, o fabricante respondeu com um sonoro não. A Huawei continuará a fornecer atualizações de segurança e serviços pós-venda para todos os produtos Huawei e Honor existentes para smartphones e tablets, cobrindo aqueles que foram vendidos e ainda estão em estoque em todo o mundo.
Quanto aos futuros telefones Huawei e Honor, entretanto, a situação está mais ou menos no limbo. Por exemplo, o Honor 20 Pro não obteve a certificação do Google a tempo, e sua situação no Android também está suspensa agora.