Durante seu encontro internacional em Cingapura, o chefe da Nokia, Stephen Elop, mostrou de surpresa e contra todas as probabilidades, um celular que ele chamou de Nokia Sea Ray (ou Nokia C-Ray). Foi o primeiro celular de fabricação finlandesa destinado a funcionar com Windows Phone, e assim, o reitor da nova etapa da empresa, que passa a se encarregar de desenvolver os fones de ouvido da norte-americana Microsoft.
Hoje podemos saber que aquele dispositivo poderia ter um nome inscrito na nova política que a empresa de Espoo colocou em prática para batizar seus terminais. E é que, como podemos saber graças ao Engadget, um aparelho chamado Nokia 800 foi incluído em uma lista de celulares que foram desenvolvidos para funcionar com o Windows Phone 7 Mango, a próxima edição do sistema operacional criado por Redmond.
O misterioso Nokia 800 não precisa ser necessariamente o Sea Ray que tanto surpreendeu alguns meses atrás. Também poderia ser um terminal adicional para a família de celulares com o qual o finlandês presumivelmente poderia fechar o ano com a estréia comercial da nova linha de smartphones pelas costas. Em todo caso, por se tratar de um vazamento não comprovado pelo fabricante, pouco se pode dizer a esse respeito.
Durante a apresentação a que já falámos, Elop confirmou que a Nokia está a envidar todos os esforços para que o Nokia com Windows Phone possa ser visto nas lojas ainda este ano. Em todo o caso, o compromisso assumido pela empresa e pelo seu parceiro nesta aventura, a Microsoft, definiu 2012 como o ano da concretização da aliança.
Não é de surpreender que soubemos que a Nokia estará presente no Mobile World Congress 2012, que acontecerá em Barcelona na primeira quinzena de fevereiro. Precisamente, na antevisão da feira de mobile realizada este ano foi anunciado o acordo que surpreendeu ambas as empresas. Dessa forma, a apresentação da primeira carteira completa pôde ser vista no aniversário do acordo. Ou haverá surpresas antecipadas no Nokia World 2011 no final de outubro?