Aos poucos, a aliança entre a finlandesa Nokia e a norte-americana Microsoft vai se tornando palpável em testes que aos poucos nos aproximam do ápice do processo iniciado em fevereiro passado: a concretização do acordo sobre o lançamento do primeiro celular desenvolvido pela empresa europeia com software americano.
Enquanto esperamos por esse momento, podemos começar a abrir nossas bocas com os primeiros passos eficazes nessa estrada à frente. Assim, por meio do site do PocketNow, ficamos sabendo que a Nokia teria lançado seu primeiro aplicativo desenvolvido expressamente para celulares Windows Phone (e por extensão, para celulares da futura linha do selo Espoo).
É um agregador de aplicativos chamado App Highlights. A função deste aplicativo é recomendar ao usuário quais são os aplicativos mais interessantes para completar sua biblioteca de utilitários e jogos para download, e pode ser obtido gratuitamente no Windows Phone 7 Marketplace, ou através deste link (Você deve ter o programa Zune instalado em seu computador para acessar).
Esta não será a única contribuição da Nokia que os usuários do Windows Phone encontrarão na loja de aplicativos para download da Microsoft. Há alguns meses, foi anunciado que o Marketplace se beneficiaria de muitos dos utilitários que já estão na Ovi Store ou Nokia Store (já que a empresa o renomeou como parte de uma estratégia de integração de imagem). E não só isso.
Além disso, a Microsoft poderia usar sistemas, aplicativos e tecnologias que até agora eram oferecidos exclusivamente pela Nokia, para que os celulares Windows Phone também possam integrá-los. Falamos, por exemplo, do Nokia Maps, um ponto muito interessante para a Microsoft desde o primeiro momento. Atualmente, os celulares que utilizam a plataforma desenhada em Redmond utilizam o Bing Maps para sistemas de geolocalização, apresentando-se como uma resposta ao poderoso Google Maps do Android.
No entanto, a opção da Nokia está comprometida em não depender da conexão de dados, como faz a alternativa do Google (embora as versões mais atualizadas permitam que áreas inteiras de certas áreas sejam armazenadas em cache), para que possamos baixar mapas inteiros, dependendo apenas do sinal GPS. Daí o interesse da Microsoft em obter este aplicativo para o seu sistema.
Imagem: PocketNow