Há vários meses, a necessidade da Nokia finlandesa de cruzar as duas linhas que mais lhe conferem relevância no mercado móvel tem sido avassaladora: a mais potente de sua gama Lumia com Windows Phone e a impressionante tecnologia PureView para câmeras instaladas em smartphones. O Nokia Lumia 1020 vai ao encontro desse imperativo, apostando na melhor gama de terminais inteligentes do fabricante europeu com a solvência do sensor melhorado de 41 megapixels que já gozava no Nokia 808.
No entanto, enquanto esperava que o Nokia Lumia 1020 fosse colocado à venda, surge a questão de que talvez a empresa finlandesa quisesse atrasar o máximo possível. E logo que? O panorama posterior deixou em suspenso a possibilidade de que a empresa estendesse a tecnologia PureView para terminais de alcance inferior. E, de fato, a julgar por um vazamento vindo do WMPowerUser, parece que esse poderia ser o caso, embora o escopo do que isso implicaria ainda não esteja totalmente claro.
O vazamento mencionado implica que a Nokia estaria trabalhando no suposto Nokia Lumia 729, um smartphone de gama média que, pela primeira vez, integraria o sensor PureView entre seus recursos. Assim, pelo menos, estaria exposta na imagem publicada pelo referido site especializado em informações sobre o ecossistema Microsoft para celulares. O que se observa é um aparelho herdeiro do Nokia Lumia 720 "" embora com ligeiras exceções que detalharemos a seguir "" que no verso mostra o selo PureView que já vimos no Nokia Lumia 920, Nokia Lumia 925 e Nokia Lumia 1020. Porém, não ficaria claro se a qualidade da captura seria em relação aos dois primeiros celulares mencionados ou se seria uma unidade semelhante à vista no terceiro que apontamos.
Apesar de tudo, seria altamente improvável que ele se identificasse com a última possibilidade. Apesar de não ser Flaunt capturar um poder exorbitante, o sensor de 8,7 megapixels que encontramos no Nokia Lumia 920 e no Nokia Lumia 925 é de alta qualidade, principalmente quando se trata de fotografar em cenas com pouca luz. E não só isso. O estabilizador de vídeo que você instala para gravar sequências é o melhor do mercado. Concedido, ela não tem a capacidade de zoom muscular da PureView de 41 megapixels, mas certamente estamos falando de uma câmera muito confiável que, instalada em uma faixa intermediária, seria um grande passo em relação à concorrência. E é exatamente isso que a filtragem pretendiaNokia Lumia 729, que a princípio parece destinado ao catálogo da operadora norte-americana Verizon, mas cuja implantação de internalização não deve ser descartada até que haja mais informações sobre este equipamento.
Como já apontamos, o Nokia Lumia 729 entraria no ramo do Nokia Lumia 720, embora apresentando um design levemente retocado que ganha em ergonomia, como parece ser apreciado na imagem filtrada pelo WMPowerUser. Verificamos que uma pequena curva é descrita na parte traseira que torna este lado do telefone ligeiramente côncavo, algo que é mais típico de alguns celulares da série Sony Xperia. No momento não há indícios de quando esse Nokia Lumia 729 seria apresentado, e muito menos sobre seu lançamento.