O fabricante finlandês Nokia pode estar a trabalhar neste momento num sucessor para o Nokia X, um smartphone apresentado no início deste ano de 2014 que nos surpreendeu com uma curiosa integração do sistema operativo Android dentro do Windows Phone. Na verdade, rumores sugerem que a apresentação deste novo Nokia X2 ocorrerá no início de julho, e como no caso do Nokia X estaríamos diante de um celular destinado principalmente a mercados emergentes.
Mas as informações que atualmente são tratadas no Nokia X2 vão muito além de uma simples integração de aplicativos Android com o sistema operacional Windows Phone. Algumas fontes indicam que o Nokia X2 irá incorporar os dois sistemas operacionais instalados como padrão, e será o usuário quem decidirá a todo momento se deseja usar o celular no Android ou no Windows Phone.
A respeito das especificações técnicas do Nokia X2, os primeiros relatos nos revelam que este smartphone poderia incorporar uma tela de 4,3 polegadas que oferece uma resolução do tipo WVGA, ou seja, 800 x 480 pixels. Dentro de um processador fica o Qualcomm Snapdragon 200 de dois núcleos que operam a uma velocidade de clock de 1,2 GHz na memória RAM da empresa, cuja capacidade seria definida para um gigabyte. O espaço de armazenamento interno seria de 4 GigaBytes, e caso se repita a especificação do cartão de memória externo do Nokia X, o usuário também teria à sua disposição um slot para cartões microSD de no máximo 32 GigaBytes. Um detalhe curioso é que este novo modelo também poderia incorporar um botão Iniciar que substituiria o botão Voltar que o Nokia X trazia na frente do terminal.
Se analisarmos a fundo essas especificações técnicas, veremos que há um pequeno detalhe que nos diz que a possibilidade de o Nokia X2 incorporar dois sistemas operacionais é bastante remota. Acontece que a capacidade de armazenamento interno parece ser de apenas 4 GigaBytes, o que torna completamente impossível que todos os arquivos que os sistemas operacionais Android e Windows Phone trazem sejam armazenados dentro do celular. Portanto, o Nokia X2 provavelmente incorpora apenas uma pequena proporção do sistema operacional Android (ou seja, pouco além da compatibilidade com aplicativos projetados para o sistema operacional do Google.)
Ainda assim, não devemos esquecer que todas essas informações pertencem a um vazamento que surgiu de uma remessa de smartphones Nokia destinados a serem testados por desenvolvedores indianos. Caso estes dados técnicos sejam verdadeiros, é muito provável que sejam estes mesmos desenvolvedores que acabam por filtrar as primeiras fotografias deste novo Nokia X2.
