Nokia volta para casa. Várias edições do Nokia World decorreram em Londres, embora pareça que este ciclo também chegou ao fim. Este ano, o evento anual em que a empresa finlandesa mostra as novidades que marcarão a linha de lançamentos para o ano seguinte, bem como a estratégia a seguir nos diferentes segmentos e mercados onde está presente, vai decorrer na capital do fabricante.. Mas a mudança de cenário não será a única novidade na organização do evento. Além de mudar a sede para Helsinque, a empresa adianta sua comemoração, para que este ano o comparecimento dos responsáveis ocorra entre os dias 5 e 6 de setembro .
No ano passado, o lançamento dos novos produtos e serviços da Nokia ocorreu entre 26 e 27 de outubro . Foi então que Stephen Elop, CEO da empresa, implantou o que era um segredo aberto: a nova linha Nokia Lumia, materializando o acordo que poucos meses antes ligava Espoo e a norte-americana Microsoft. No entanto, teríamos que voltar a outro Nokia World, 2010, para detectar o germe da apresentação que ocorreu no final de outubro de 2011. Nesse caso, estamos entre 14 e 15 de setembro, momento em que houve uma mudança simbólica de testemunhas na liderança da Nokia, com a presença surpresa do próprio Elop se apresentando como o novo capitão do navio finlandês.
No Nokia World 2012, uma linha contínua será mantida em relação ao que foi visto na última edição. O Windows continuará a capitalizar o destaque do evento, embora, nesta ocasião, tenha dado mais um passo em sua evolução como um ecossistema. Por um lado, presume-se que será lançado o Windows Phone 8, que terá uma plataforma predominante no próximo Nokia Lumia. E não só isso.
Já no Nokia World 2010, com a primeira edição do iPad da Apple se inoculando no mercado como uma categoria de produto que surgiu do nada, especulou-se que a empresa finlandesa colocaria seu próprio tablet em circulação. Desde então, a recusa do fabricante tem sido uma constante que culminou quando a própria direção da empresa confirmou que estava trabalhando em uma tela pessoal, bem como em misteriosos terminais híbridos, algo que mais tarde seria apoiado pela equipe de design de assinatura.
É por isso que entre as expectativas que se amontoam nas piscinas para o próximo Nokia World não faltam tablets com Windows 8 que a finlandesa iria propor ao mercado com vista a competir com o terminal Apple, bem como com as famílias Galaxy Tab e o Galaxy Note da Samsung e os rumores, mas não confirmados, da adição do Google com seu Nexus Tab não lançado. Em relação ao conceito de terminais híbridos nada se sabe, embora a sombra do Samsung Galaxy Note "" o tabletófono, ou phablet , o5,3 polegadas de alta definição de tela "" é alongado, e poderia ter definido uma tendência que, como vimos última fevereiro, a LG coreana teria continuado com o seu LG Optimus Vu, e continuaria com Nokia, de acordo com o indicações derramadas pelo finlandês.