A finlandesa Nokia leva a sério sua nova etapa com a Microsoft. Embora a empresa nórdica não tenha tido entre suas últimas prioridades a instalação de processadores de altíssima potência, parece que isso está em vias de mudar. E é que, como foi publicado na revista Forbes, a ST-Ericsson teria recebido um pedido da Nokia para fornecer chips da série NovaThor U8500, um componente que se caracteriza por um coração dual-core e uma velocidade de 1,2 GHz.
O responsável por esses dados é Carlo Bozotti, presidente da empresa STMicroelectronics, propriedade justamente da empresa que forneceria processadores para a primeira geração de telefones Nokia e Microsoft. Porém, não há novidades sobre quais terminais lançariam essa linha de telefones, ou quando exatamente veremos o dispositivo que abre essa faixa.
O que começou a ser levantado é a tabela de características que, ao nível de desempenho, este chipset seria capaz de fornecer nos telemóveis Nokia que instalam o processador ST-Ericsson. Como já vimos em outros celulares desta geração, desde o início ele pode gravar vídeos em alta definição com resolução máxima de 1080p. Além disso, nesta linha, também poderia funcionar com um sistema de duas câmeras de até 20 e cinco megapixels, respectivamente.
Na época, já se falava que a versão Windows Phone do Nokia N8 (que chamaríamos de Nokia W8) instalaria um processador Qualcomm dual-core, e embora a norte-americana pudesse fornecer chips para outros terminais da finlandesa, parece que O envolvimento da ST-Ericsson não será inteiramente anedótico, de acordo com as declarações de Bozotti.
Outras notícias sobre… Microsoft, Nokia, Windows
